spot_img

Tumulto e agressão em reunião da OAB de Canoas

Na noite desta segunda-feira(15), uma reunião aparentemente rotineira dos advogados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Canoas e Nova Santa Rita tomou um rumo inesperado, culminando em um tumulto generalizado e agressão física.

O encontro, realizado na sede da Subseção de Canoas, contava com a presença de diversos advogados, incluindo o Juiz da 02 Vara de Família. Tudo transcorria normalmente até que o Secretário Geral Adjunto, advogado Denis Schmidt, tomou a palavra e informou aos presentes sobre uma ruptura na diretoria da entidade.

A presidente da OAB de Canoas, Ana Matielo, visivelmente contrariada com os questionamentos levantados durante a reunião, especialmente sobre a prestação de contas, desligamento de funcionários e uma nota em apoio a um candidato a vereador, seu amigo pessoal, interrompeu abruptamente a reunião. Ela retirou a palavra de todos os presentes e desligou os microfones, encerrando o debate.

A situação se agravou quando o vice-presidente da entidade, Jaime Valverdu, não apenas foi impedido de falar, mas também agredido fisicamente pelo advogado Josias dos Santos, conselheiro na Seccional em Porto Alegre e cunhado da presidente. O incidente gerou um clima de gritaria e tumulto, com advogados de um lado e o juiz da outra.

O ocorrido levanta questionamentos sobre a estabilidade interna da OAB de Canoas e sugere possíveis desdobramentos futuros. Os advogados envolvidos não se manifestaram publicamente sobre o incidente, mas a comunidade jurídica da região aguarda por esclarecimentos e medidas que possam ser tomadas para restabelecer a ordem na entidade.

Desde já a Real News deixa o espaço aberto para qualquer esclarecimento das partes.

 

O que diz o Dr Josias

“Na qualidade de cidadão e advogado, desejo esclarecer os eventos erroneamente relatados na matéria “Tumulto e agressão em reunião da OAB de Canoas”, datada de 15/04/2024 e publicada no site realnews.com.br.
Contrariamente ao que foi reportado, minha intervenção no incidente em questão foi estritamente defensiva, após ser agredido verbalmente e atacado com acusações graves e injustas que não somente atingiram minha honra e da minha família, mas também ameaçaram minha integridade física.
Ao perceber uma escalada no confronto, minha reação foi guiada pelo instinto de autoproteção, visando evitar qualquer violência, apenas reagi a uma injusta agressão.
Reitero meu compromisso com os valores próprios da advocacia e com a prática jurídica pautada pela ética e pelo respeito mútuo. Agradeço a oportunidade de esclarecer esses pontos e apelo para que a cobertura futura, seja realizada com maior atenção à precisão dos fatos e ao impacto dessas narrativas na reputação dos envolvidos.

Atenciosamente, Josias dos Santos”

 

O QUE DIZ A OAB DE CANOAS

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Presidente da Subseção da OAB Canoas vem, através desta, prestar esclarecimentos à advocacia de Canoas e de Nova Santa Rita, relativamente à matéria publicada no dia 15 de abril de 2024 pelo site “Real News”, com o título “Tumulto e agressão em reunião da OAB de Canoas”.

A fim de repor a verdade dos fatos, cumpre informar que no dia 15 de abril de 2024 foi realizada Reunião-Geral na sede da Subseção da OAB de Canoas, com a presença de Magistrado do Foro da Comarca de Canoas, a fim de tratar de assuntos de interesses da advocacia junto à Justiça Estadual.

A reunião evoluía muito bem, com a participação presencial e on line de diversos advogados, quando um dos membros da Diretoria pediu a palavra e passou a proferir ataques à pessoa da Presidente, bem como à Diretora-Tesoureira, Dra. Raquel Gazzoni Tondo, levantando suspeitas e fazendo sérias acusações acerca da prestação de contas, demonstrando total desconhecimento acerca do funcionamento de nossa entidade, juntando-se ao mesmo, outro Diretor também presente, e, da mesma forma, passou a atacar e desrespeitar a pessoa da Presidente, assim como a Diretora-Tesoureira.

Como se tratava de Reunião-Geral, com vista a tratar de assuntos de interesse da advocacia perante a Justiça Estadual de Canoas, a reunião foi imediatamente suspensa, a fim de evitar maiores constrangimentos com o Magistrado que ali estava presente.

A Presidente está à frente da Subseção da OAB Canoas em sua segunda gestão e sempre agiu com integridade, honestidade e administrou com seriedade, transparência e muita ética a instituição, sendo as contas aprovadas pela Seccional, a quem compete a análise das prestações de contas das Subseções, as quais também estão à disposição da advocacia de Canoas e Nova Santa Rita para verificação e exame.

Lamenta-se, profundamente, o ocorrido, esclarecendo-se, ainda, que providências já estão sendo tomadas para apuração dos fatos e responsabilização daqueles que, além de terem atacado a honra e a dignidade da Presidente e da Tesoureira de nossa entidade, de forma injusta e inverídica, constrangeram a advocacia em ambiente absolutamente inadequado.

Ana Maria Mattielo
Presidente

Raquel Gazzoni Tondo
Tesoureira

 

 

 

 

 

spot_img
Wagner Andrade
Wagner Andradehttps://realnews.com.br/
CEO | Jornalista | Comunicador | Narrador | Te ajudo a fortalecer a marca da sua empresa através da comunicação
- Conteúdo Pago -spot_img