spot_img
spot_img

O inverno está chegando

“O inverno está chegando”, para fãs de GOT, como eu sou, sabe que a primeira frase da série que virou clássico da cultura Pop, remete a preparação para passar por um período desafiador e penoso. Na história do Prof. George R. R. Martin, o alerta e lema da família dos lobos significa sobretudo atenção, união e cuidado.  

Aqui no mundo real, em Terra Brasilis, mais especificamente na nossa querida cidade do xis, palco de guerras e conflitos políticos dignos da disputa da ficção citada, poderíamos sair anunciando que “as eleições estão chegando”, um alerta para as pessoas, que tempos difíceis estão ali logo à frente em Outubro. 

Assim como no inverno é preciso se preparar, para receber os inúmeros perigos que esse período traz, principalmente dos postulantes a Câmara do Povo, como promessas vazias, ameaças veladas ou escancaradas, compra de votos das mais variadas formas, discursos ensaiados e as mesmas pessoas de sempre com as soluções milagrosas para todos os problemas que existiam nos últimos anos, mas que não eram importantes, agora com o inverno – Ops! Com a eleição, a solução será apresentada. 

Canoas vive uma verdadeira Guerra dos Tronos, entre as disputas estão os mesmos personagens de sempre, que com pequenas mudanças, apresenta-se como a solução dos problemas. Para os canoenses que minimamente acompanham as questões da gestão pública da cidade, a sensação é que passamos os últimos anos sem uma gestão completa, gastando energias em um verdadeiro conflito judicial e acusações variadas, deixando a prioridade da população em segundo plano.

A micro-polarização entre o prefeito legitimamente eleito e o vice, trouxeram uma divisão tão grande na cidade que ocupou as páginas de jornais locais, Web e mesmo imprensa regional e nacional, tornando a cidade uma referência nem sempre positiva. Os serviços funcionaram minimamente, mantidos pelos esforços de servidores, principalmente, que alheios a questões e narrativas criadas por grupos, buscaram manter a cidade em funcionamento. 

De fato  (na opinião deste comentarista), após o resultado da eleição de 2020, esperava uma gestão positiva, com avanços e investimentos nos moldes do primeiro mandato do prefeito Jairo Jorge, contudo  não houve nem mesmo a possibilidade de um governo, resultado do período pandêmico e conflitos políticos, heranças de uma eleição atípica e com alianças que o tempo mostrou que não daria certo. Lição para os mais atentos na política, que a convicção de palavras e ideologias, às vezes não são tão fiéis assim. 

Na onda do pragmatismo político, incentivados ou influenciados pela máxima de Maquiavel, na busca do resultado, não importando os meios, surgem os oportunistas, mostrando que em nossa politicagem de cada dia (para esses postulantes),  a palavra, abraços, sorrisos e apertos de mão, servem somente para o registro de momentos, de seus interesses. 

Recentemente fui provocado a dar opinião, referente aos comentários e críticas, direcionados principalmente a estranha aliança do atual prefeito com ex-prefeito e Deputado Federal Busato, provocado a tecer algumas palavras sobre, imediatamente penso que nada mais sensato que uma aliança entre, outrora adversários políticos, em prol do bem geral de uma comunidade, a final todo politico tem o mesmo objetivo, de dedicar-se a vida publica (e frisa-se adversários no campo políticos), explico!

O ex-prefeito e atual deputado, e diga-se deputado federal com domicílio eleitoral em Canoas, tem neste sentido a obrigação de amparar uma cidade que estava visivelmente com dificuldades na gestão, em alguns momentos houve estabilidade é bem verdade, mas a cidade carecia de verbas, apoios e segurança principalmente na gestão das pastas do município, nada mais justo que o auxílio por quem tem a experiência e o dever de fazer. Deixar diferenças em segundo plano e priorizar o bem comum é uma novidade no cenário politico, o governo do Estado gaúcho tem mostrado que é possível governar com diferenças e Canoas talvez experimente, em partes, este mesmo principio.  

Se por um lado eleitoreiro a aliança parece estranha ou incoerente, por outro lado, sob a ótica de uma política ideal para todos, o que se espera é a união de líderes, mesmo que em campos ideológicos diferentes, para atender a necessidade do povo e administrar de forma eficiente. Não seria o ideal que todos esperam? Sim seria, em Canoas isso pode acontecer, mas é sempre bom lembrar, o inverno está chegando, e lá fora não há apenas lobos (GOT), é melhor se preparar. 

 

spot_img
Rodrigo S. de Souza
Rodrigo S. de Souzahttps://realnews.com.br/
Comentarista, Bel. Direito, Advogado, Sociólogo e Político.

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img