No Estádio Beira-Rio, sob uma atmosfera distinta com uma torcida peculiar, o Internacional impôs-se diante do Ypiranga. Em um confronto válido pela terceira rodada do Campeonato Gaúcho, o Colorado venceu por 3 a 0 sobre o Canarinho, com gols assinalados por Alan Patrick, Wanderson e Aránguiz. Com este triunfo, alcançou a marca de sete pontos, assumindo a liderança da tabela.
O aspecto mais notável neste jogo foi a presença majoritária de mulheres nas arquibancadas, algo fora do comum. Cada lance era acompanhado por uma série de gritos, criando uma tarde singular, em contraste com a predominância masculina nos estádios. O clamor começou antes do apito inicial, com uma marcha nos arredores do estádio protagonizada por centenas de mulheres da torcida Guarda Popular, que pela primeira vez utilizou os instrumentos musicais da organizada.
Havia uma expectativa de ver o Internacional com uma formação ofensiva, com dois atacantes de origem, conforme a preferência de Coudet, porém, o técnico optou por manter a estratégia do ano anterior. Dessa forma, Alan Patrick atuou mais adiantado, ao lado de Enner Valencia. Wanderson retornou à equipe, assim como Bruno Henrique e Aránguiz. Na ala direita, De Pena ocupou a vaga que costumava ser de Mauricio. Na defesa, Mercado formou dupla com Vitão.
Neste contexto, o Internacional não encontrou dificuldades para controlar o adversário e construir suas jogadas de gol. O primeiro tento veio aos 12 minutos, quando Enner Valencia, dentro da área, tocou para trás e Alan Patrick, com precisão, abriu o marcador.
O segundo gol ocorreu aos 43 minutos. Wanderson recebeu a bola quase na ponta da grande área, pelo lado esquerdo, driblou dois marcadores e chutou rasteiro. A bola desviou na defesa e enganou o goleiro Marcão.
Coudet aproveitou o intervalo para promover mudanças na equipe e realizar um teste, inserindo dois atacantes. Bruno Henrique deu lugar a Alario. Na nova disposição tática do meio-campo, Alan Patrick foi centralizado na segunda linha, com o centroavante argentino formando dupla com Enner Valencia.
No segundo tempo, o Internacional manteve sua superioridade. Apesar de perder três oportunidades claras de ampliar o placar, marcou o terceiro gol aos 35 minutos. Hyoran recuou para Aránguiz, que finalizou rasteiro. A bola tocou na trave esquerda e balançou as redes, encerrando a contagem no Beira-Rio.
Na próxima quarta-feira, pela quarta rodada, o Internacional enfrenta o Guarany em Bagé, às 18:30, em busca de manter a liderança no Campeonato Gaúcho.
Internacional 3×0 Ypiranga
3ª rodada do Campeonato Gaúcho
Data e hora: 27/01/2024 – 16:30
Local: Estádio Beira Rio – Porto Alegre, RS
Árbitro: Érico Andrade de Carvalho,
Assistentes: Lúcio Beiersdorf Flor e Otávio Legramanti
Cartões amarelos: Alan Patrick (INT); Foguinho e Jonathan Ribeiro (YPI)
Gols: Alan Patrick (12′ 1T), Wanderson (43′ 1T) e Aránguiz (35′ 2T)
Internacional: Anthoni; Bustos, Mercado, Vitão (Robert Renan) e Renê; Aránguiz (Rômulo), Bruno Henrique (Alario) e De Pena (Hyoran); Wanderson, Alan Patrick e Enner Valencia (Lucca). Técnico: Eduardo Coudet.
Ypiranga: Marcão; Gedeílson (Lucas Lopes), Willian Gomes, Heitor e Elivélton Foguinho; Karl, Anderson Uchôa e Alisson Taddei (Mossoró); Gabriel Lima (Wanderson), Mateus Anderson (Jhonathan Ribeiro) e Zé Vitor (Edson Cariús). Técnico: Jerson Testoni.
Foto: Ivan Pacheco