Na manhã desta quarta-feira (24), as equipes da Prefeitura de Canoas deram início à distribuição de telhas para as famílias impactadas pelo temporal da semana passada no município. Os beneficiados realizaram um cadastro prévio em uma das cinco subprefeituras e passaram por inspeção em suas residências por fiscais. A entrega dos materiais será realizada ao longo dos próximos dias.
Luís Henrique da Cruz, morador do bairro Olaria, comemorou o recebimento das telhas para substituir as lonas provisórias em sua casa na rua Reinaldo Appel. Aos 58 anos, ele expressou sua gratidão: “Eu preciso agradecer a Deus em primeiro lugar e depois a todos vocês que estão entregando essas telhas. O prejuízo maior que tive foram com bens materiais e que a gente busca”.
O secretário adjunto do Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil, Igor Sousa, explicou o processo de distribuição neste primeiro momento, destacando que as telhas fazem parte de um estoque inicial de 3 mil unidades. Ele informou que a Prefeitura adquiriu mais 10 mil telhas, previstas para chegarem nos próximos dias.
De acordo com um balanço da Defesa Civil, até a noite de terça-feira (23), foram registradas 481 solicitações. Dessas, 223 já passaram por vistoria, enquanto outras 258 ainda estavam pendentes.
Aqueles que foram afetados pelas fortes chuvas e ventos em Canoas e ainda não fizeram a solicitação do material podem fazê-lo até às 20 horas desta quarta-feira (24), na subprefeitura correspondente à sua região, apresentando documento com foto e comprovante de residência.