Brasil vence e Neymar se torna o maior artilheiro da seleção brasileira em jogos oficiais, superando Pelé

Assisti ontem a noite atentamente o jogo entre Brasil e Bolívia pelas eliminatórias da copa do mundo.

Sobre o jogo, primeiro ponto pra mim é a baixa qualidade do time boliviano, que basicamente não jogou, embora tenha conseguido um gol (um belo gol diga-se de passagem). Mas tirando isso, não atacaram, se defenderam com uma linha de cinco e outra de quatro, por vezes fazendo um 4-1-4-1, deixando o veterano Marcelo Moreno na frente quase que isolado.
O Brasil, por sua vez, fez o que precisava fazer. Goleou os bolivianos e o placar não foi mais elástico porque o Brasil não quis.

Rodrygo jogou muita bola, não sentiu o peso do pênalti perdido na copa do mundo. Casemiro abrindo o meio campo com qualidade, Neymar jogando solto, Raphinha jogando na esquerda fazendo por vezes a linha de fundo e outras vezes construindo o jogo por dentro. Resumindo, o Brasil jogou ao modo Fernando Diniz. Com posse de bola, movimentação e liberdade para os jogadores criarem as jogadas.

Mas ontem teve um acontecimento histórico na partida. Neymar Jr. se tornou o maior artilheiro da seleção brasileira em jogos oficiais, superando a marca que era de nada menos que Pelé.

Neymar é sem dúvida o grande expoente técnico ainda da seleção. Nós, brasileiros, passamos gerações sempre tendo no mínimo um gênio no time. Tivemos Didi, Pelé e Garrincha. Depois tivemos Zico, Sócrates, Falcão, Romário, Ronaldo, Ronaldinho, Rivaldo e por aí vai. Sem contar os que nem sequer disputaram uma copa do mundo – Alex de Souza por exemplo.

Eu citei inúmeros gênios. Poderia citar outros. Mas o maior artilheiro, o cara que superou Pelé, foi ele, Neymar. E isso é fato, não opinião. Ninguém atinge essa marca se não for diferente. Predestinado eu diria. Você pode não gostar da personalidade dele, das preferências dele, o que é normal, pois temos o hábito de valorizar mais o que já passou e por vezes depreciar o que está acontecendo. O fato é que de tantos gênios que nós tivemos no Brasil, um jogador paulista, coincidentemente cria do Santos FC (que time gigante), se torna o maior artilheiro da seleção brasileira em jogos oficiais.

O tamanho do Neymar para o mundo do futebol? Somente o distanciamento histórico nos mostrará de fato isso. Porém, de uma coisa eu tenho certeza: Neymar chegou onde, inclusive, muita gente que foi mais aplaudida que ele, não conseguiu chegar. E isso é mérito e também talento. Só temos que aplaudir e agradecer por ele ser brasileiro e não ser gringo de outro país qualquer.

📷 reprodução

 

spot_img

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img