spot_img

Alberto Guerra convida influencers para café e expõe situação do Grêmio

Visando estreitar o relacionamento com influenciadores identificados com o clube, a Direção Tricolor convidou um grupo de 20 gremistas, entre independentes e rádios web, para apresentar um balanço do primeiro semestre e esclarecer às mais diversas dúvidas colocadas pelos convidados. O encontro, denominado “Café com Informação”, foi na manhã desta quarta-feira (30), num café oferecido no salão da Tribuna Presidencial, na Arena.

Eu tive a honra de ser um dos convidados e contarei a vocês um pouco do que foi apresentado e debatido.

Pelo lado do clube, praticamente todo o Conselho de Administração estava presente. Além do Presidente Alberto Guerra, cinco dos seis Vice-Presidentes compareceram: Eduardo Magrisso, Fábio Floriani, Luciano Feldens, José Duarte e Gustavo Bolognesi; o CEO, Márcio Ramos; o Executivo de Marketing, Henrique Guterres; o Vice-Presidente de futebol, Antônio Brum e Alexandre Bugin e Roger Fischer, Presidente e Vice-Presidente do Conselho Deliberativo, respectivamente.

Na abertura, Guerra apresentou slides com um balanço dos primeiros seis meses de sua gestão, passando por finanças, futebol, base, futebol feminino, projeções e calendário de eventos comemorativos aos 120 anos do clube.

Após, o plantel diretivo tricolor se alternou para responder às diversas perguntas colocadas pelos convidados. Abaixo segue um resumo dos principais pontos abordados.

SUÁREZ

O contrato do jogador termina em dezembro, como já havia sido divulgado. Mas Guerra deixou em aberto a possibilidade do jogador permanecer no clube. Segundo ele, se o jogador se interessar em ficar para uma eventual Libertadores, o clube irá conversar a respeito.

UM OU DOIS NOMES DE NÍVEL MUNDIAL SERÃO CONTRATADOS

Confirmando a saída de Luisito, a direção irá trabalhar para trazer um ou dois nomes de expressão mundial. Eles entendem ser impossível garantir alguém com o mesmo quilate, mas há uma certeza de que a aposta em um jogador de renome mundial traz benefícios ao clube, mesmo sendo caro. O modelo utilizado para trazer Suárez será repetido. Isso traz um grande incremento financeiro aos cofres do clube. Suárez é um fenômeno que trouxe 60 mil sócios, aumentando para os atuais 113,9 mil, o que representa um acréscimo de arrecadação na ordem de R$ 3,6 milhões mensais ao Quadro Social. Atualmente, os sócios representam mais de R$ 7 milhões na arrecadação mensal. Além disso, por conta dele, o clube tem aparecido em quase todas as rodadas do Brasileirão na grade da televisão, o que dá uma receita de R$ 1,5 milhão por jogo. Somente em duas rodadas o Grêmio não esteve na grade. A receita da Grêmio Mania também cresceu de forma estrondosa, tendo obtido, somente no mês de Julho, uma receita de R$ 4,7 milhões, o que superou todo o melhor ano de receita da loja nos anos anteriores, mesmo no ano do Tri Campeonato da Libertadores. E muito disso se deve ao marketing em cima do nome do jogador. As posições dos jogadores que poderiam vir, não necessariamente serão de ataque, podendo, até mesmo, ser um goleiro.

PROBLEMAS COM ARENA E ACESSO DE TORCEDORES

Este foi um assunto muito debatido no Café. Aliás, segundo Guerra, as questões envolvendo a Arena tomam a maior parte do tempo da direção no dia-a-dia, opinião corroborada pelo CEO Márcio Ramos. Ainda na campanha da eleição, Guerra apostava num diálogo de parceria com a administradora da Arena. E isso funcionou, segundo sua avaliação, nos três primeiros jogos do ano. Contudo, logo após, tudo voltou como antes, e os problemas passaram a ser frequentes. A avaliação feita é de que tudo leva em consideração a contenção de gastos, visando o maior lucro possível da gestora. Um dos convidados perguntou sobre uma possível implantação do sistema de check-in, como medida para evitar buracos vazios nos grandes jogos. A resposta foi que, na visão da gestora, o custo para isso não compensaria, pois poucos jogos no ano têm o potencial para lotar a Arena. Sobre o gramado, outro exemplo de visão sobre o menor gasto possível. Segundo Guerra, o equipamento que produz luzes que fazem a recuperação do gramado tem apenas 1/3 do tamanho que deveria. E este sistema utilizado consome em média R$ 500 mil mensais em energia elétrica. Se tivesse o tamanho correto, ou seja, que garantiria um gramado de qualidade, haveria um gasto extra de R$ 1 milhão mensais, somente em energia.
Apesar dos grandes problemas junto à gestora, a direção não pretende judicializar a questão, pois entende que um litígio seria ainda mais prejudicial ao clube.

VALORIZAÇÃO DOS EX-ATLETAS

Liderado pelo Vice-Presidente José Duarte, o Grêmio tem promovido uma série de ações que buscam valorizar os ex-jogadores do clube. A intenção, segundo ele, é criar um time Master, que possa viajar pelo estado fazendo apresentações nas cidades, em festas consulares, movimentando as regiões e tendo potencial, inclusive, para remunera-los. Para isso, o clube tenta viabilizar a venda de patrocínios para o projeto. Além disso, num esforço junto à Arena, conseguiu disponibilizar espaços para que estes ex-jogadores possam frequentar os jogos, prestigiando aqueles que fizeram a história do clube. Aliás, nesta semana, também foram apresentados os três novos nomes que serão homenageados na calçada da fama. São eles: Baideck, Paulo César Magalhães e Bonamigo. O evento será parte das comemorações dos 120 anos. Também está prevista a remoção do monumento em homenagem ao Torcedor Gremista, que atualmente se encontra no CT Hélio Dourado e que será realocado na Esplanada da Arena, dando maior visibilidade à bela estátua que retrata o principal ativo do clube, sua torcida.

DÉFICIT NO SEMESTRE

Apresentado ao Conselho Deliberativo na última segunda-feira, o balanço semestral mostrou um déficit orçamentário de R$ 96 milhões. Contudo, a direção se mostrou bastante otimista na recuperação financeira, uma vez que estes números poderiam ter sido menores. Segundo Fábio Floriani, Vice-Presidente, a gestão assumiu o clube com quase nenhum dinheiro em caixa e tendo uma necessidade imediata na ordem de R$ 50 milhões para pagamento dos salários de dezembro/22, férias, 13° e premiação pelo acesso à série A, além de ter que contratar jogadores para 2023. Já, no segundo semestre, entrarão verbas referentes às premiações na Copa do Brasil e Brasileirão, além das verbas de televisão. Também contam com a venda de algum jogador, pois até aqui, apenas cerca de R$ 10 milhões foram arrecadados com vendas. O clube até recebeu proposta por alguns jogadores, mas elas não eram nos valores que o clube pretendia, então resolveram segurar os atletas na aposta de uma melhor valorização deles no segundo semestre. Houve, também, uma proposta de R$ 100 milhões para um contrato de 5 anos de publicidade estática no gramado, mas por estratégia a direção resolveu aguardar o final do ano, pois acreditam que possam conseguir valores maiores ou tempo menor de contrato. Em vista disso tudo, entendem que os números poderiam ter sido bem diferentes financeiramente e que no prazo de 1 ano as contas deverão voltar ao equilíbrio.

MARKETING

O Grêmio, através do seu Executivo de Marketing, Henrique Guterres, tem promovido uma série de mudanças neste departamento, o que já tem apresentado resultados ao clube. Aliado às imagens de jogadores expoentes, como Suárez, Geromel, Kannemann e mais recentemente Luan, a Grêmio Mania tem batido recordes de vendas. No mês de Julho a Grêmio Mania arrecadou R$ 4,7 milhões. Isso é mais que todo o ano de melhor arrecadação da loja nos anos anteriores, incluindo os anos dos títulos recentes. A nova camiseta “Night” vendeu mais de 2600 unidades em uma semana. A principal estratégia adotada é estar próximo do torcedor. Falar a língua da torcida. Demonstrar o mesmo sentimento que domina a arquibancada. Isso é bem visível na linguagem transmitida nas redes sociais. O “estagiário”, sempre atualizado nas “trends” do momento, tem agradado muito o torcedor. Na verdade, o “estagiário” é um coletivo de pessoas do marketing, comunicação e até torcedores que enviam sugestões que são avaliadas e acabam refletindo o mesmo sentimento da torcida, claro, passando por um filtro triplo que avalia ética, gráfico e gramática, coisa que frequentemente acabava falhando anteriormente. Ações junto ao sócio, como a que levou torcedores junto com a delegação nos vôos, recepção nas cidades onde o time joga, sorteios, entre outras, fortalecem clube/torcedor. No próximo dia 10 está prevista uma ação onde sócios que permaneceram adimplentes na pandemia poderão acompanhar o treinamento especial do plantel profissional na Arena. Nas redes sociais o clube está entre os mais seguidos. O Grêmio entende que o engajamento será monetizado num futuro próximo e será fator de contratos publicitários.

CHEGADA E SAÍDA DE JOGADORES

Segundo Brum, como um clube grande, o Grêmio estará sempre atento e aberto a boas contratações que possam agregar tecnicamente e não aumentar a controlada folha salarial do Departamento de Futebol. Mas não deverá chegar nenhum outro jogador neste momento. E a saída de algum nome também é vista como difícil nesta janela. Já, Guerra, negou, por exemplo, que tivesse havido alguma proposta por Villassanti. Alguns nomes para o ano que vem já são monitorados.

FOLHA SALARIAL

A gestão Guerra promoveu uma grande reformulação no plantel em 2023, com a saída de um grande número de jogadores e a chegada de outros tantos, mudando completamente a cara do grupo. E mesmo com Suárez, o segundo jogador mais bem pago do país (atrás somente de Dudu, do Palmeiras), a folha do Departamento de Futebol está hoje em R$ 12,5 milhões, o que representa uma diminuição na ordem de 26% em relação ao ano passado. E isso inclui toda a comissão técnica e representam o valor real de CLT e Imagem.

RENOVAÇÃO DE GEROMEL

Segundo Guerra, a direção procurou o jogador e ambos decidiram não tratar do assunto neste momento. O jogador tem contrato encerrando no final do ano e somente mais à frente será discutido com ele seu futuro no clube.

FUTEBOL FEMININO

O Grêmio renovou com mais de 70% das atletas da última temporada, além de fazer novas contratações de grande potencial. Um convênio com a Ulbra foi firmado para uso da estrutura da universidade, além de parcerias no âmbito acadêmico, onde atletas podem estudar em nível superior. O time profissional e sub-20 deverá participar de novas competições, como o Lady Cup.

TECNOLOGIA

A gestão tem implementado importantes parcerias que visam o avanço tecnológico dos processos dos diversos departamentos do clube. Projetos junto a “startups” têm sido desenvolvidos e já há uma parceria junto a uma grande multinacional que escolheu o Grêmio como pioneira no desenvolvimento de um sistema que ajudará na captação de dados técnicos dos jogadores durante os jogos. Isso automatizará a coleta de dados que hoje é manual e ajudará a comissão técnica a avaliar o rendimento dos jogadores.

DEPARTAMENTO MÉDICO

Gustavo Bolognesi falou sobre as mudanças já realizadas neste departamento, que tanto gera críticas do torcedor. Segundo ele, antes de realizarem alterações no quadro pessoal, foi priorizada a oferta de novos equipamentos e ferramentas para que os profissionais que lá atuam possam desenvolver um trabalho mais eficiente. Parcerias com grandes empresas propiciaram o recebimento de equipamentos que ultrapassaram a soma de R$ 4 milhões. E aqui, mais uma vez, a visibilidade de Suárez foi fundamental. Além disso, uma nova concepção sobre o uso de suplementos vitamínicos para os jogadores ajudará na prevenção e recuperação deles. Estes são os primeiros passos na reformulação do DM, que visa não somente atualizar a tecnologia empregada, mas evitar que futuramente o departamento volte a cair em defasagem. A contratação de Rafael Barleze, Coordenador do Departamento de Ciência, Saúde e Performance, que é uma grande autoridade na área, é vista como a grande cartada deste projeto.

QUAL A META DO GRÊMIO PARA 2023?

Guerra não joga a toalha em relação à conquista do Campeonato Brasileiro, mas entende da dificuldade devido à disparada do Botafogo, mas projeta o 2024 contando com uma vaga direta à Libertadores da América, ficando no G4 da competição. Além disso, quanto melhor for a colocação, maior será a verba a ser recebida no final do ano.

O QUE PENSA A DIREÇÃO EM RELAÇÃO ÀS SAF’s?

O Grêmio não pensa nesta possibilidade, mas desde a gestão Romildo Bolsan, o clube conta com uma comissão que estuda e acompanha estes processos que envolvem os clubes brasileiros. A gestão entende que é fundamental estar por dentro de tudo o que acontece, especialmente nas questões jurídicas, pois cada vez mais clubes acenam com esta mudança. O clube precisa estar preparado para poder ter competitividade contra os investimentos que irrigam as contas destes clubes.

RELAÇÃO DA DIREÇÃO JUNTO AO RENATO

Guerra foi questionado sobre não ter a presença de membros da direção nas coletivas pós jogos. O dirigente disse entender que a presença dele ou de Brum nas coletivas pode gerar conflitos desnecessários com eventuais respostas que possam destoar entre o dirigente e o treinador e até mesmo com a imprensa. Sem citar o nome de Caleffi, ele lembrou o caso acontecido com o ex-dirigente, e pretende evitar a repetição do incidente. No caso acontecido, Caleffi confrontou a imprensa e gerou um desconforto com a categoria. Mas Guerra garante que em momentos importantes ele ou Brum estarão, sim, nas coletivas, como já ocorrera. E sempre estará disponível nos demais meios de acesso para questionamentos. Sobre se a direção cobra o Renato e jogadores quanto a resultados, ele garante que sim, há uma forte cobrança, sempre que necessário, algo que o próprio Renato já externou à imprensa.

COMO ESTÁ A RELAÇÃO POLÍTICA DO CONSELHO DELIBERATIVO JUNTO AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO?

Eu tive a oportunidade de colocar esta questão ao Presidente do Conselho Deliberativo, Alexandre Bugin, que nos garantiu que há uma grande sintonia entre as duas esferas do clube. Disse que, até por não ser um ano eleitoral, há muita tranquilidade no ambiente político. Segundo ele, mesmo as correntes políticas derrotadas na eleição estão entendendo o momento de reorganização do clube e estão, em maioria, apoiando as decisões. Existe cobrança de respostas naturais, especialmente sobre a questão financeira, mas tudo dentro da rotina do clube. Eu quis saber um pouco mais sobre a participação presencial dos Conselheiros nas reuniões do CD, que em momentos passados estavam bem abaixo do esperado. Bugin relatou que nos assuntos mais leves a presença tem sido média. Está sendo reimplantado o sistema de presença on-line para conselheiros que estejam há mais de 50km da Arena, ação que foi muito utilizada na pandemia. Contudo, a direção do Conselho está intensificando a cobrança de presenças e justificativas de ausências dos Conselheiros nas reuniões da Casa.

Foi um encontro muito franco, em caráter plenamente informal, que trouxe bastante respostas às dúvidas rotineiras da nossa torcida. O clube deixa claro sua intenção de transparência nas suas ações e vê nos influenciadores identificados uma porta importante na divulgação das informações. Por fim, fomos presentados com uma linda Moeda Tricolor, uma nova investida do clube em busca de inovação e que promete ser um grande negócio ao ser a moeda oficial do Grêmio na relação clube/torcedor.

spot_img
- Conteúdo Pago -spot_img