spot_img
spot_img

A ‘Fazenda Furado’ teve sua escritura outorgada durante o Império da Princesa Isabel, em 1871

Em pleno período do império, a família tradicional do ‘seu Délio’ manteve a propriedade de geração em geração desde o século XIX.

Como os livros relatam, o Império foi o período da história do Brasil que se iniciou com a independência, em 1822, e estendeu-se até 1889, quando a República foi proclamada. Dom Pedro II, imperador do Brasil de 1840 a 1889, foi um dos grandes nomes – se não o maior – do Brasil Império. Princesa Isabel era a herdeira do trono do Brasil no período em que nosso país era uma monarquia. Era casada com um nobre francês conhecido como Conde d’Eu e ficou famosa por ter sido a responsável por assinar a Lei Áurea, a lei que aboliu a escravatura no Brasil em 13 de maio de 1888.

Em 18 de setembro de 1850, o imperador Dom Pedro II assinou a Lei de Terras. As maiores e melhores terras ficaram concentradas nas mãos dos antigos proprietários e passaram às outras gerações como herança de família.

Entre este período da Lei de Terras, a Fazenda Furado, localizada na saída de Itamaraju/BA, sentido Prado, teve sua escritura outorgada durante o Império da Princesa Isabel, em 1871.

Registro escritura outorgada pela Princesa Isabel
Foto: Registro/escritura outorgada pela Princesa Isabel

O Primeiro proprietário da Família, foi o Tenente Calisto Ignacio Marcial. Depois, foi passada para o senhor Délio Marcial do Bonfim. “Seu Délio“, como era conhecido, além de produtor rural, foi delegado por muitos anos na cidade de Itamaraju. Seu filho, “Zequinha de Délio”, investiu na compra de Cacau na cidade naquele período.

Foto: Divulgação/Mateus Bonfim
Foto: Divulgação/Mateus Bonfim

Recentemente, o bisneto de ‘seu Délio’, o jovem Mateus Bonfim, assumiu a presidência da Associação do Agronegócio do Extremo Sul da Bahia (Agronex). A Fazenda Furado continua na família dos Bonfim até os dias de hoje. Atualmente, a propriedade produz café, pimenta do reino e pimenta de cheiro, com foco na agricultura familiar.

Fazenda Furado
Foto: Divulgação/Fazenda Furado

A Família com profundas raízes tradicionais  está em Itamaraju desde o século XIX (19),  e não há previsão para deixarem a região. O primogênito dessa família, Mateus Bonfim,  destacou o orgulho que sente por ser de gerações de agricultores, e pela forma tranquila e pacífica com que a família gere as produções e os trabalhos na propriedade em todo este contexto histórico de subsistência.

 

 

spot_img

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img