spot_img

ANP revela recorde na produção nacional de petróleo e gás em julho

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou hoje, 30 de agosto, um marco significativo no setor energético do país. Segundo o Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural referente a julho de 2023, a produção total de óleo equivalente atingiu a marca inédita de 4,482 milhões de barris por dia (MMboe/d). Este feito superou notavelmente o recorde anterior registrado em junho do mesmo ano, que foi de 4,324 MMboe/d.

Os números impressionantes foram revelados no mencionado boletim, trazendo consigo um panorama completo da produção energética nacional. Julho se destacou não apenas pelo recorde total de produção, englobando petróleo e gás natural, mas também pela quebra de recordes individuais de produção de petróleo, de gás natural e, ainda, da produção proveniente do pré-sal.

Quanto ao petróleo, a produção de julho atingiu 3,513 milhões de barris por dia (MMbbl/d), marcando um aumento de 4,3% em comparação com o mês anterior e um crescimento impressionante de 18,6% em relação a julho de 2022. Vale ressaltar que o recorde anterior para produção de petróleo ocorreu em junho de 2023, com um total de 3,367 MMbbl/d.

No que diz respeito ao gás natural, julho testemunhou uma produção de 154,076 milhões de metros cúbicos por dia (MMm³/d), representando um incremento de 1,2% em relação a junho de 2023 e um notável aumento de 13,6% em comparação a julho de 2022. Esta cifra também estabelece um novo recorde de produção, ultrapassando a marca anterior registrada em junho de 2023, que foi de 152,258 milhões de metros cúbicos por dia (MMm³/d).

O cenário de crescimento também se estendeu ao pré-sal, onde a produção total de petróleo e gás natural alcançou um patamar inédito de 3,359 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), representando 74,9% da produção nacional total. Este feito superou o recorde anterior de fevereiro de 2023, quando a produção foi de 3,268 milhões de boe/d. Os números refletem um aumento de 3,5% em relação ao mês anterior e um impressionante crescimento de 16,6% em relação a julho de 2022.

No que concerne aos números detalhados, foram extraídos 2,638 milhões de barris de petróleo por dia (bbl/d) e 114,8 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia (m³/d) por meio de 142 poços. Julho também registrou um aproveitamento de gás natural de 97,2%, com um total de 55,41 milhões de m³/d disponibilizados ao mercado.

O relatório também analisou a origem da produção, apontando que os campos marítimos foram responsáveis por 97,6% da produção de petróleo e 85,8% da produção de gás natural em julho. Destacou-se ainda que os campos operados pela Petrobras, seja de forma independente ou em consórcio com outras empresas, responderam por 88,47% do total produzido. A produção foi proveniente de um total de 6.424 poços, sendo 515 marítimos e 5.909 terrestres.

spot_img
Bruna Santos
Bruna Santoshttps://realnews.com.br/
Jornalista que une o olhar atento da vida social à análise das principais notícias nacionais e políticas. Com sensibilidade e clareza, traz reflexões sobre o cenário atual e dicas especiais voltadas ao universo feminino, sempre valorizando informação, elegância e proximidade com suas leitoras.
- Conteúdo Pago -spot_img