spot_img

Polícia Civil desarticula quadrilha especializada em furto de veículos e prende 11 criminosos

Na manhã desta terça-feira (1º), a Polícia Civil realizou a Operação Chapolin, com o objetivo de prender uma quadrilha especializada em furtar objetos de veículos estacionados em centros comerciais, restaurantes e supermercados na região de Porto Alegre e na Região Metropolitana.

A ação, coordenada pela 2ª Delegacia de Polícia de Gravataí, mobilizou mais de cem agentes que cumpriram 42 mandados judiciais em diversas cidades, incluindo Gravataí, Canoas, Sapucaia do Sul, Cidreira, Ivoti, Parobé, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Porto Alegre e Cachoeirinha. Entre os mandados, havia 27 de busca e apreensão, 13 de prisão (duas preventivas e 11 temporárias), um de condução para interrogatório e um de sequestro de bens.

Após uma investigação que se estendeu por cinco meses, a polícia constatou que os criminosos utilizavam um dispositivo conhecido como “Chapolin”, semelhante a um controle remoto, para “embaralhar” os sinais dos alarmes e destravar os automóveis, facilitando os furtos. Além disso, eles também cometiam os furtos quebrando vidros ou danificando as maçanetas, bem como utilizando chaves “micha” para subtrair objetos.

Os integrantes da quadrilha possuíam extensa ficha criminal e alugavam carros para cometer os crimes, adulterando os sinais identificadores ao substituir as placas originais por placas falsas, visando dificultar a identificação pelas autoridades.

As imagens de câmeras de segurança dos estabelecimentos flagraram diversos furtos, o que permitiu a identificação dos criminosos envolvidos nas ações. Além disso, a investigação revelou que outros membros da quadrilha eram responsáveis por efetuar transações bancárias a partir das contas das vítimas, utilizando os objetos roubados, como notebooks, celulares, chips de celulares e cartões.

Ao todo, onze criminosos foram capturados durante a operação. Todos eles responderão pelos crimes de furto, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, associação criminosa e receptação. Segundo a polícia, o prejuízo causado às vítimas ultrapassa a cifra de quase R$ 100 mil.

Durante as diligências da Operação Chapolin, os agentes apreenderam diversos objetos furtados de dentro dos veículos e também uma arma de fogo. Adicionalmente, um veículo da marca BMW, com valor estimado em mais de R$ 300 mil, também foi apreendido pelas autoridades.

Os líderes do grupo e principais responsáveis pelos arrombamentos foram presos, sendo que um deles já se encontrava detido em um estabelecimento prisional por conta de uma prisão em flagrante anterior, relacionada a um caso de homicídio tentado e adulteração de sinal identificador em Taquara.

A Operação Chapolin representa um importante golpe contra o crime organizado na região e destaca o trabalho incansável da Polícia Civil na repressão a esse tipo de atividade criminosa, que traz prejuízos e insegurança para a população. A população pode colaborar com as investigações denunciando atividades suspeitas através do Disque-Denúncia, garantindo assim um ambiente mais seguro e justo para todos.

spot_img
- Conteúdo Pago -spot_img