spot_img

Operação policial combate o nazismo em três estados brasileiros

Uma operação de combate ao nazismo foi realizada pela Polícia Civil em municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A ação ocorreu na terça-feira (11) e teve como objetivo desmantelar uma célula neonazista que vinha praticando crimes e disseminando ideologias de ódio.

Segundo informações divulgadas na manhã desta quarta-feira (12), no Rio Grande do Sul, mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Passo Fundo, localizado no Norte do Estado, e em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha. Em Nova Petrópolis, uma mulher foi presa em flagrante após disparar contra os policiais que foram até sua residência. Durante a busca, os agentes apreenderam itens nazistas, duas armas e munições.

Na cidade de Passo Fundo, uma estamparia onde eram produzidas camisetas com símbolos nazistas e supremacistas foi alvo da operação. Os materiais foram recolhidos pelos policiais.

Além disso, a operação se estendeu a outros municípios e estados. Em Santa Catarina, as cidades de Florianópolis, Blumenau, Joinville e Curitibanos foram alvo das ações policiais. Já no estado de São Paulo, a operação ocorreu em Praia Grande. No Paraná, as cidades de Curitiba, Maringá e Marialva também foram alvo das investigações.

A operação foi deflagrada pela Delegacia de Repressão ao Racismo e a Delitos de Intolerância da Polícia Civil catarinense, com o apoio da Polícia Civil gaúcha. Essa ação é resultado do aprofundamento das investigações da Operação Gun Project, iniciada em outubro de 2022, que tinha como objetivo apurar a fabricação de armas de fogo por uma célula neonazista em Santa Catarina, utilizando impressoras 3D.

Além da produção de propaganda para divulgação do nazismo, o grupo criminoso realizava rituais de culto a Adolf Hitler e se auto intitulava “a nova SS de Santa Catarina”. As investigações revelaram que membros desse grupo estavam espalhados por diferentes estados brasileiros.

A ação da Polícia Civil representa um importante avanço no combate a grupos que propagam ideologias extremistas e promovem o ódio e a intolerância. A apreensão de armas, materiais nazistas e a prisão de indivíduos envolvidos nessas atividades ilícitas demonstram o compromisso das autoridades em preservar a ordem, a paz e os valores democráticos em nosso país.

spot_img
Bruna Santos
Bruna Santoshttps://realnews.com.br/
Jornalista que une o olhar atento da vida social à análise das principais notícias nacionais e políticas. Com sensibilidade e clareza, traz reflexões sobre o cenário atual e dicas especiais voltadas ao universo feminino, sempre valorizando informação, elegância e proximidade com suas leitoras.
- Conteúdo Pago -spot_img