Renato Portaluppi, o nome dessa ótima campanha

Na noite de ontem, o Grêmio venceu o Bahia pelo placar de 2×1, chegando a 26 pontos na tabela e assumindo a vice liderança da competição. Na terça-feira (04), o Grêmio enfrenta novamente o Bahia, jogo válido pelas quartas da Copa do Brasil.
A vitória sobre o Bahia começou a acontecer na estratégia adotada para a partida, quando todos imaginávamos um Grêmio misto ou até mesmo reserva, o técnico Renato surpreendeu a todos, escalando força máxima, e sinalizando que o Grêmio pensa e muito no campeonato brasileiro.

Nos últimos 8 jogos disputados, o Grêmio venceu 7 e perdeu apenas 1, números que impressionam e mostram a grande evolução tática e técnica dessa equipe. Na minha opinião, o grande responsável por essa evolução é o técnico Renato Portaluppi. Desde o início da temporada, Renato vem buscando soluções para encontrar uma identidade para essa equipe, foi assim no gauchão quando Renato adotou um sistema com três meias, que funcionou muito bem, porém o time mostrava fragilidades quando atacado.

E foi com essa ideia que o time estreou no brasileirão, mas os problemas apresentados no estadual ficaram mais evidentes no brasileiro, com acréscimos. Lesões e o sistema com três meias foram os problemas apresentados e que precisavam de soluções. Renato pensou e sinalizou um esquema com três zagueiros em duas oportunidades, antes da solidificação desse esquema. Contra o ABC na Copa do Brasil e na goleada sofrida para o Palmeiras em SP, mesmo com a goleada sofrida, o técnico Renato mostrou estar convicto do que queria para o time. E logo no clássico Grenal, Renato escalou novamente essa formação, o time venceu com autoridade e mostrou evolução dai em diante o crescimento do time é notável. Hoje podemos dizer que o Grêmio tem uma identidade de time, consegue se envolvente com a bola e sem a bola consegue se defender bem, isso são méritos do treinador Renato. Na partida de ontem, os méritos do Renato ficaram nítidos. Depois de um primeiro tempo abaixo do Grêmio, na segunda etapa Renato ajustou as peças de forma que o Grêmio fosse amplamente dominador sobre o seu adversário, chegando assim a vitória.

Texto: Gustavo Guedes

Foto: Lucas Uebel / Grêmio

spot_img

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img