Roberto Carlos Simam, mais conhecido como Tuki, é natural de Porto Alegre. Ainda criança, seus pais, Armeci e Nelci Simam, se mudaram para a cidade de Sobradinho, onde seus tataravós foram uns dos primeiros moradores da cidade, a família Bento Pereira. Tuki conta que sua família passou por dificuldades e quando seu irmão tinha 9 anos, veio a falecer “Foi um momento muito difícil pra mim com 11 anos. Minha mãe, sem saber mais o que fazer comigo, me arrumou um emprego de entregador de jornal. Assim comecei entregar o jornal Paladino Serrano, hoje Gazeta da Serra. Meu primeiro chefe foi seu Hélio Scherer.”
Com quinze anos, Tuki começou a trabalhar no fórum da cidade com seu tio e mais tarde, na Caixa Econômica. Com olhar empreendedor, Tuki adquiriu uma área de terra, onde fez um loteamento, tendo todos os terrenos vendidos. Atualmente Tuki é proprietário de dois loteamentos.
Tuki foi vereador de Sobradinho de 2017 a 2020 e presidente da câmara de vereadores em 2019. O empresário foi o doador do terreno onde está sendo construído o Cristo Acolhedor, na Linha Quinca, aproximadamente 2 km da cidade de Sobradinho. A doação foi de em torno de 6 mil metros quadrados. A imagem do Cristo Acolhedor tem 100 metros quadrados de base e 24 metros de altura. A obra teve início em novembro e a conclusão está prevista para Setembro deste ano. Esta obra conta excluisivamente com recursos do poder público.
No primeiro final de semana, onde foi colocado a cabeça e os braços do Cristo, aproximadamente 2.500 pessoas passaram pelo local para conhecer a obra. A finalidade é unir os municípios e investir na região, criando um circuito turístico. Será construído também, um restaurante panorâmico no local. Investidores já estão interessados na construção de cabanas e também em fazer um loteamento nas áreas próximas ao Cristo.
“Temos que pensar em tudo. As construções não podem tirar a aparência do Cristo. Ainda temos muitas coisas para organizar, mas vejo que será um grande sucesso, já está superando nossas expectativas. Me sinto um vencedor por ter vindo de uma família humilde e tentarei sempre fazer o melhor pela minha cidade” encera o empresário Tuki Simam.