spot_img

Canoas já perdeu milhões em investimento

Quem me conhece sabe o quanto insisto no assunto voltado ao turismo de negócios. Canoas tem um “baita” potencial para promovê-lo. Antes de entrar no assunto em questão, vou te dar alguns exemplos:

-Quando as pessoas nas cidades vizinhas querem ir a algum lugar na Páscoa, onde vão? Para Gramado e o restante da Serra. Já dei a ideia de Canoas ter, por exemplo, a Choco Circus, um evento sem dinheiro público e fácil de fazer, mas os gestores de Canoas não acreditam no potencial dos empreendedores da cidade.

-No Natal tivemos uma pequena demonstração, muito bonita por sinal, mas não suficiente para gerar investimentos das pessoas de fora no comércio. Enfeitar a cidade ou a praça do avião, por mais que seja lindo e maravilhoso, não traz o que é necessário para o município. As pessoas passam pela BR 116 e vão novamente para a Serra Gaúcha buscar opções de entretenimento.

-Certa vez sugeri uma feira do empreendedor, também sem recursos públicos. Na ocasião, havia 20 empresas dispostas a fazer o negócio acontecer, mas o Poder Público não se interessou, talvez por não serem os protagonistas e donos da ideia para depois usarem isso em campanhas.

Citei alguns exemplos, poderia ficar horas falando sobre turismo de negócios, porém perderia meu tempo dando “pérolas aos porcos”.

Turismo de negócio não é qualquer um que sabe fazer, por isso Canoas hoje está perdendo para a cidade vizinha e concorrente na arrecadação, um investimento de milhões.

Estava conversando nesta tarde com a Doutora Simone Sabin, e ela me relatou que trará para a região a maior feira internacional de negócios. A loira vive à frente do seu tempo, estará nos próximos dias viajando para a Europa para conversar com investidores e mostrar o potencial que a região possui, quiçá, Canoas, por não ter uma visão empreendedora, perde mais uma vez a chance de protagonizar um evento internacional.

Já pensaste o quanto move a economia da cidade com turistas de outros países com uma feira internacional?

Segundo ela, a feira é de inovação, com um concurso para empreendedorismo entre alunos do Nono Ano até o Ensino Médio. De fato, a própria feira é uma inovação na região.

Sempre fui favorável ao incentivo do empreendedorismo nas escolas, nossa educação é falida e cheia de bloqueios que impedem o aluno de evoluir em uma carreira e na vida. Nossa educação é jurássica e bloqueadora de novos talentos e novos milionários.

Simone tem um ótimo histórico no meio empresarial, com uma ótima reputação nacional e internacional. Quando ela participou da MERCOPAR, o município gastou R$ 22 mil e foi sorteado três stands para pequenos empreendedores. O resultado trouxe um investimento de R$ 150 milhões para Canoas, e as 3 empresas saíram de pequenas para médias empresas.

Para se ter saúde, educação, segurança, todo e qualquer município precisa de dinheiro, arrecadar bem é uma obrigação. Turismo de negocios proporciona isso e a consequência quando se tem um bom gestor, é de que a arrecadação será bem aplicada.

Canoas tem potencial, só não tem pessoas com visão empreeendedora para fazer a economia da cidade girar e gerar riquezas.

spot_img
Wagner Andrade
Wagner Andradehttps://realnews.com.br/
CEO | Jornalista | Comunicador | Narrador | Te ajudo a fortalecer a marca da sua empresa através da comunicação
- Conteúdo Pago -spot_img