Em nada surpreende uma foto do encontro de prefeitos, que tem circulado nas redes sociais, os mais alvoroçados cidadãos preocupados com o futuro político da cidade, também conhecidos como postulantes à oposição se encarregam de compartilhar e criticar o ato. No momento os leões de grupos de whatsapp, fazem barulhos, projeções e planos para “salvar a cidade”. Nada de errado na boa intenção, mas são os mesmos políticos de sempre, que em algumas temporadas eleitorais ficam de forma dessa ou daquela gestão, criando um misterioso senso crítico, principalmente quando não estão dentro da administração municipal.
Provocado novamente, pelo meu amigo e colega advogado Dr. Maicon Fabiano, a comentar sobre a decepcionante realidade política de Canoas, que mais parece um teatro de máscaras, fico inclinado a tecer comentários referente a desorganização da gestão e dos gastos excessivos em propagandas e autopromoção, assim como a falta de ética e coerência de algumas figuras políticas que vivem a sua vida ostentando as custas do suado trabalho dos contribuintes, que pagam todas essas pompas e cerimônias que os detentores de mandatos insiste em manter. Aliás, são os mesmos políticos de sempre em siglas diferentes, geralmente ocupando a casa de leilões da Rua Ipiranga no centro.
Se fosse manter seguindo essa linha de críticas, concluo que seria mais um texto criticando o óbvio, sendo mais um na internet que critica tudo e todos, a política em Canoas não irá mudar assim, por uma razão simples, os atores são os mesmos. Em alguns períodos se ofendem, movem processos um contra os outros, sofrem ameaças, se ridicularizam e depois dividem fotos em cerimônias com sorrisos e afagos de irmandade, tudo pela boa e velha aparência e demagogias, nessas horas basta saber quem trabalha pra quem, não é mesmo? Sorrisos, conciliações e parcerias improváveis. E qual o problema disso? Afinal, queremos paz, união, amor e todos juntos pelo bem do povo mais necessitado, não é mesmo?
Seria possivel mudar o resultado da coisa usando sempre a mesma formula e produtos? Claro que não, a solução está na mudança geral.

A resposta, não precisa ser eivada de ironia, ela está nas notícias das dezenas de páginas de opinião circulando na “ainda livre, Redes Sociais”, com algumas ressalvas, as pessoas estão despertando seu senso de cidadania e crítica (acredito nisso). A solução não está na forma pessimista ou raivosa de criticar, não iremos resolver nossos problemas assim, críticas e oposição sem construção é vingança e rancor, o que menos precisamos é de uma população provocada, atiçada e descrente. Esses maus políticos só estão aí, porque as pessoas boas de verdade que poderiam contribuir com a cidade (e não com seus interesses e vaidade), não participam da política local, muitos preferem o trabalho autônomo, a caridade através do anonimato e preservar suas éticas, mas são essas pessoas que precisam se apresentar como mudança, ai está a formula, novas figuras e lideres.
De fato, a cidade mudou muito de alguns anos até aqui, contudo essas mudanças acompanharam um desenvolvimento econômico geral visto em toda a região metropolitana, Canoas merece e pode mais, crescer de forma horizontal para todos, não apenas para aqueles que são nomeados pela gestão “A ou B”, os discursos devem dar lugar para ações efetivas, objetivas e que modifiquem de fato as vidas cotidiana daqueles que mais necessitam, diminuindo custos e gastos públicos, criar oportunidades nos territórios, diminuir a maquina publica, sem pensar em midias e espatáculos que custam caro ao contribuinte, esse é o objetivo e dever do gestor, pensar a cidade e sua população. O dever do cidadão é construir e criar boas opções de forma positiva, incentivar e participar da politica local é uma contrução que leva tempo, mas precisamos começar.
Muita luz a todos.
A DESCOBERTA DO RACISMO
Durante a semana o mundo se surpreendeu com uma nova doença, recentemente descoberta na Europa, mas que atinge praticamente todos os países, o Racismo surgiu nos últimos dias, como um perigo que começa a preocupar cientistas, chefes de Estados e empresários e grandes corporações, a ONU foi ágil ao se manifestar sobre os riscos da nova pandemia.
Aqui no Brasil, políticos, governadores, prefeitos, deputados e senadores éticos e coerentes, manifestaram solidariedade (…) ao saber que a primeira vítima da doença é um atleta brasileiro.