Nesta segunda-feira (24), em sua visita a Portugal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que não planeja privatizar empresas estatais e busca atrair investimentos em novos setores no Brasil, especialmente em energias renováveis. Durante sua participação no Fórum Empresarial Portugal-Brasil, em Matosinhos, na região do Porto, Lula falou para cerca de 200 empresários portugueses e brasileiros.
Em seu discurso, o presidente criticou a privatização de empresas realizada pelos governos anteriores, incluindo a venda da Eletrobras, e afirmou que é preciso oferecer credibilidade e estabilidade política, social e jurídica para atrair capital externo. Lula ressaltou que a venda do patrimônio público não resultou em melhorias na qualidade dos serviços prestados.
Além das 14 mil obras que devem ser retomadas no país, o governo brasileiro está apostando na indústria de hidrogênio verde no Nordeste e na possibilidade de estabelecer parcerias com empresas de todo o mundo na construção de usinas de energia eólica, biomassa e solar. O presidente também destacou a importância de construir políticas de parceria e cooperação, sem buscar relações hegemônicas, e afirmou que o objetivo é construir o que ainda falta, ao invés de vender o que já foi construído.



