Vereador protocola projeto de tecnologia inferior ao que já existe em Gravataí

Em meio ao pânico que tomou parte da população gaúcha em relação à segurança nas escolas, devido ao massacre de Blumenau, o sempre ágil Vereador Bombeiro Batista protocolou um projeto na Câmara de Vereadores de Gravataí que visa a instalação de um “botão de pânico” para ser acionado em caso de emergência.

Em sua rede social, ele divulgou que:

“Esse sistema visa permitir uma ação rápida das forças de segurança, que serão acionadas imediatamente para o socorro à escola onde o ocorre a violência, podendo interceptar as ações criminosas em andamento do Projeto Sentinela.”

Acontece que o Vereador parece desconhecer que o sistema de segurança  da Guarda Municipal de Gravataí já dispõe de um dispositivo muito mais avançado tecnologicamente do que o aplicativo que quer implantar.

Eu conversei com o Vereador através de mensagem de texto, onde encaminhei algumas questões a respeito do seu projeto. Ele não respondeu a todas elas, mas a íntegra da entrevista segue abaixo.

Logo após, um esclarecimento de como funciona o atual sistema de segurança das escolas municipais.

REAL NEWS: Vereador, atualmente as escolas do município já dispõe de rádio comunicador de alta tecnologia a disposição dos vigilantes, inclusive com sistema GPS que permite a Central de Monitoramento acompanhar em tempo real a posição na escola onde está o vigilante, além de transmissão criptografada e gravação dos áudios. Em quê o sistema proposto pelo Vereador traria benefícios à segurança?

BOMBEIRO BATISTA: Segurança direta, assim sendo mais rápido o contato com sistema de segurança, aberto para todos e não um sistema que abrange só a Guarda Municipal.

REAL NEWS: No caso das escolas particulares, quem arcaria com os custos para implantação e manutenção do sistema?

BOMBEIRO BATISTA: Hoje temos muitas ferramentas e app que não tem custo para monitorar e tem formas efetivas para isso, como uma segurança privada.

E hoje em dia o sistema de tecnologia aproxima muito a segurança.

E o executivo tem liberdade para regulamentar e complementar a lei, sendo todo o sistema salvo na nuvem.

REAL NEWS: E nas escolas estaduais, isso dependeria de convênio com o Governo Estadual. Existe algum modelo de parceria já implantada em algum municipio do RS?

BOMBEIRO BATISTA: Questão não respondida.

Nós conversamos, também, com o Comandante da Guarda Municipal de Gravataí, Henrique Gaus, que nos informou que toda a Guarda Municipal e vigias de todas as 76 escolas da rede dispõe de um Rádio Motorola DGP 8550e.

O fabricante informa em seu site que trata-se de um equipamento de última geração, com Sistema GPS incluso, que permite saber com precisão e em tempo real onde está cada viatura ou a localização do vigia dentro da escola. Também dispõe de transmissão criptografada, o que impede que alguém possa interceptar a conversa e saber das ações planejadas. Além disso, todas as conversas são gravadas, não podendo ser apagadas.

O Comandante Gaus explica que numa eventual ação de emergência, com um simples toque o vigia pode chamar a central via áudio ou mensagem de texto, acionando o Centro de Operações. O Centro, por sua vez, através de um monitor de localização, identifica a viatura mais próxima do local e encaminha a diligência. Com o GPS ativo é possível saber se o local de chamada é de um lado ou outro da escola, por exemplo.

Ainda verificando o site do fabricante (Motorola), encontramos uma característica importante do equipamento, que é chamada de “Botão de Emergência”, cuja descrição informa ser um “botão laranja que pode ser programado para chamar um servidor ou transmissor em situação de emergência”.

Para finalizar, ainda nos socorrendo das informações do fabricante, a comunicação pode ser feita através de IP, telefonia fixa ou celular, além de frequência VHS e UHF.

O sistema de segurança das 76 escolas da rede municipal dispõe, ainda, de câmeras de vigilância que enviam imagens para o Centro de Operações da Guarda Municipal. Essas câmeras possuem sensores de proximidade, que acionam o sistema quando alguém invade um perímetro determinado.

spot_img

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img