Saul Ataide Trevisan reside juntamente com sua esposa Regiane e seu filho Davi em Júlio de Castilhos, que fica a 339 km de Porto Alegre. Saul conta que seu avô José Rubim Filho foi um pioneiro desbravador de Pinhal Grande, Rio Grande do Sul, no início de 1900. Ele foi o primeiro proprietário do moinho.
Em 1950, um tio de Saul mudou-se para São Sepé e instalou o moinho naquela cidade. Ele trabalhou lá por vários anos, até aproximadamente 1995, quando faleceu. Saul afirma que lhe foi oferecido esse moinho, mas naquele momento não teve interesse. Em 2009, ele soube que o moinho havia sido desativado e que estava sendo vendido. Saul comprou o moinho e o instalou em 2010, e desde então tem trabalhado nele sozinho.
Antes de adquirir o moinho, Saul sempre trabalhou com agricultura. Em 2005, ele comprou a chácara onde está morando atualmente e já produzia milho, feijão e soja. O moinho ajudou a agregar renda e atualmente eles produzem farinha de milho, farinha de trigo, canjica de milho e canjica de trigo com sua marca, Farinha da Pedra. Saul conta que o produto mais vendido é a farinha de milho e que há muita procura. Eles produzem cerca de 6 mil quilos por ano, dependendo da demanda, e trabalham com a merenda escolar e mercados.
O moinho é artesanal e feito de pedra com um motor de 10 Hp que toca duas pedras e uma peneira retangular. Saul afirma que é um moinho simples, com mais de 100 anos de idade, e que ele fez apenas algumas modificações nele, mas que ele funciona em perfeitas condições. Saul afirma que trabalhar com o moinho de seu avô é motivo de muito orgulho para ele, pois ele está seguindo os passos de seu avô.