A participação do Parque Canoas de Inovação (PCI) no South Summit Brazil 2023, que acontece em Porto Alegre até a próxima sexta-feira (31), é fundamental para o fomento e atração de investidores do segmento de tecnologia em Canoas. O evento é considerado o maior da América Latina destinado a startups.
Com um estande no local, servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SMDETI) recebem os participantes e fornecem informações aos empreendedores interessados em investir no PCI.
O PCI é o terceiro maior parque tecnológico do Brasil em tamanho de área, com 508,45 hectares, sendo 259 hectares de área ambiental e 250 hectares de espaço empresarial, divididos em três fases. Localizado no Bairro Guajuviras, o local é um cluster voltado para os segmentos de tecnologia, inovação, pesquisa e desenvolvimento.
Por meio do Fundo Municipal de Desenvolvimento de Canoas (Fumdecan Lei Municipal n° 5600/2011), as empresas podem receber áreas doadas pelo município, com encargos. Em contrapartida, é necessário investir na geração de empregos, produção de tributos, bem como na apresentação de um plano de negócios.
O PCI vem se consolidando como um polo tecnológico no estado, à medida que novos empreendimentos buscam estar em um espaço inovador de trabalho, integrando pesquisa, tecnologia e meio ambiente. O secretário interino da SMDETI, Daurinei Alt, afirma que a presença do PCI no South Summit é importante para conectar empresas, startups e investidores com o propósito de moldar um futuro inovador e sustentável.
A cidade de Canoas já vem chamando atenção pelo grande potencial de mercado. O CEO da empresa de tecnologia da informação Adentro, Ronaldo Barbieri, destaca que foi muito importante conhecer mais detalhes da proposta do PCI. Ele afirmou que a cidade de Canoas chama atenção pelo potencial industrial e logístico. “Nossa empresa é em Porto Alegre, mas Canoas nos chama atenção pelo potencial industrial e logístico. Hoje, temos problemas de transporte com alguns colaboradores até a nossa sede. Mas, sabemos que não teríamos se estivéssemos em Canoas. Além disso, o PCI engloba as visões que temos para o futuro empresarial”, revelou.
Outro empresário, Fernando Nunes, proprietário de uma empresa de marketing e e-commerce com sede em Gravataí e filial em Belo Horizonte, também vê a cidade de Canoas como a que tem maior potencial de fomento industrial em toda a Região Metropolitana. “Temos bons e grandes clientes em Canoas e fez diferença saber as oportunidades oferecidas pelo PCI. Hoje, eu soube disso aqui no South Summit, mas devo procurar os departamentos da Prefeitura para me inteirar da documentação e, quem sabe, apresentar um plano de negócios para a Prefeitura”, destacou o empresário.
As possibilidades de investimento e desenvolvimento oferecidas pelo PCI são um grande atrativo para empreendedores que buscam expandir seus negócios. Além disso, a localização estratégica do parque tecnológico é um fator decisivo para muitos empresários.
Canoas está localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre, o que significa que está perto de importantes cidades do Sul do país, como Novo Hamburgo, São Leopoldo, Esteio, Sapucaia do Sul e outras. Isso facilita o acesso aos mercados consumidores e aos fornecedores de insumos, além de tornar a cidade um importante hub logístico.