Há tempos, o atual Deputado Leonel Radde empenha-se na luta contra conjuntos musicais neonazistas, a ponto de já haver participado de nosso programa para tratar do assunto. Não vislumbro qualquer ilicitude na empreitada, antes pelo contrário, se houver, imperioso se torna o seu sancionamento. Não obstante, há situações em que o fervor militante, em prol da causa, tolhe a visão do ser humano.
O que se sucede ao noviço deputado é a busca por notoriedade mediante a infortunada queda em um boato propagado como verdade.
No dia de hoje, quinta-feira (16), chegou-me ao conhecimento uma nova denúncia feita pelo referido parlamentar novato. Talvez por infortúnio, evidencia-se que ele tenha sido ludibriado por informações falsas ou, ainda pior, esteja agindo de maneira mal-intencionada, mesmo tendo sido alertado.
A banda Mayhem tem show marcado para a próxima terça-feira (21) no Opinião em Porto Alegre e deverá realizar seu show tranquilamente. A banda não é nazista. O neófito deputado apenas quer chamar a atenção para sua imagem que, após vários incidentes como vereador, acabou ficando um pouco manchada.
Vamos aos fatos sobre a banda: estou escrevendo este artigo ouvindo ‘Falsified And Hated’, uma música que fala de morte. Confesso que não é o tipo de vocal no rock que eu curto, mas o instrumental é ótimo, a música é boa e não é nazista.
Examinei outras composições da banda, contudo, nenhuma ostenta apologia ao nazismo. Infortunadamente, o recém-chegado parlamentar e alguns incautos que absorveram a ficção propagada estão provocando uma desordem social. A narrativa tecida por eles pode acarretar graves empecilhos, pois não é apenas um discurso, mas sim uma imposição de opinião sem fundamento técnico, jurídico ou conhecimento acerca do próprio grupo musical.
Inclusive, cabe ressaltar que a banda em questão tocou junto com a banda que Leonel Radde tanto admirava. O Rebaelliun estava no cast do mesmo festival que a banda que ele alega ser nazista. Confira no card abaixo:



Este discurso acima é resultado da irresponsabilidade propagada por Leonel Radde. Existem pessoas preparadas para cometer tais atrocidades no dia. A culpa, se alguém morrer ou se machucar, será toda do parlamentar que, irresponsavelmente, fala demais. Leonel calado é um poeta.
A banda emitiu um comunicado oficial, acompanhe:

Como tem muita gente me perguntando, eu vou ser FORÇADO a dizer o que acho. Serei sucinto.
1) Mayhem não é uma banda nazi.
2) Tem gente à esquerda sendo oportunista com uma pauta da qual não manja NADA. E eu estou anotando esses nomes.
3) Tudo isso é um erro e um desserviço. https://t.co/hwkDqRubaN— Igor Natusch (@igornatusch) March 16, 2023
Desafortunadamente, as fontes que “embasam” as denúncias, ademais do neófito deputado Leonel Radde, são dois blogs conhecidos por nutrirem aversão pelo estilo e rotularem todas as bandas de nazistas.
Todavia, a história da banda, que tem raízes socialistas/comunistas, pode ser encontrada clicando aqui. Em síntese, a banda não possui qualquer relação com o nazismo.
Por último, desejo que a violência não impere em Porto Alegre na terça-feira e que a polícia esteja vigilante aos atos incitados pelo colega parlamentar Leonel Radde.