spot_img

Agricultor gaúcho diversifica produção com cultivo de soja em meio à estiagem

Luciano Puntel, juntamente com sua mãe Nair e seu irmão Laerte, residem em Linha dos Pomeranos, Agudo, a 243 km de Porto Alegre. Luciano é um jovem agricultor e conta que sempre cultivaram fumo, mas em 2019 surgiu a ideia de diversificar, pois as lavouras de fumo já não estavam produzindo muito e a mão de obra estava cada vez mais difícil de encontrar a cada ano. Foi quando decidiram começar o cultivo da soja e, com o passar do tempo, passaram a gostar cada vez mais dessa atividade, mesmo que nos últimos anos tenha sido difícil por causa da falta de chuva para as plantas, mas eles continuam lutando.

No primeiro ano, Luciano plantou 5 hectares para testar e ver se teria produtividade em algo novo para ele. Ao perceber que poderiam ter uma renda extra com pouca mão de obra, foram aumentando gradualmente a área plantada. Hoje, ele planta 15 hectares de soja, sendo parte em sua própria propriedade e parte em arrendamento.

Luciano começou a plantar a safra 2022/2023 em 15 de novembro, mas até o momento percebeu que não produzirá uma safra completa como em um ano normal, devido à estiagem no ciclo da planta, que mais precisava de água. Até o momento, eles esperam colher cerca de 40 sacas por hectare, mas isso pode mudar se faltar chuva daqui para frente. Ainda é cedo para afirmar com certeza, pois há partes da lavoura de soja que estão na flor e outras em enchimento de grãos. Além da soja, a família também produz milho, feijão, batata, mandioca, melancia, melão e cria gado, aproveitando a pastagem após a colheita da soja. O amor pela agricultura é o que os faz continuar a trabalhar nesse ramo difícil, mas muito gratificante.

spot_img
- Conteúdo Pago -spot_img