O Internacional se reapresentou na tarde desta quarta-feira (14) iniciando a preparação para temporada de 2023. Entre os atletas, apenas o lateral Mário Fernandes foi novidade, o jogador foi contratado por empréstimo junto ao CSKA da Rússia e ainda pode atuar como zagueiro ou volante.
Do grupo do vice campeão brasileiro, seis atletas não estiveram presentes. O zagueiro Roberto que foi para o Avaí, o lateral Weverton que retorna ao Red Bull Bragantino, o volante Liziero que volta ao São Paulo e o meia Gustavo Maia que estava emprestado pelo Barcelona e não irá ficar no clube. Além desses, o meia Edenílson também não se reapresentou, pois ontem praticamente acertou sua ida para o Atlético Mineiro enquanto o centroavante Braian Romero acertou sua ida ao México para defender o Tijuana.
Pelo ponto de vista da direção nem todos que estiveram na reapresentação estão garantidos para iniciar a temporada. O goleiro Daniel, que foi muito contestado no último campeonato, recebeu sondagens de clubes do mundo árabe e de mercados de segundo escalão da Europa e não descarta deixar vaga a camisa 1 colorada. O meia Taison também dificilmente permanecerá no elenco e já teve reuniões com os mandatários do clube para chegar a um acordo para rescisão amigável do contrato que se encerra em abril. Já no setor ofensivo, David tem uma negociação de troca com o volante Erick do Athletico Paranaense.
Alguns destaques do time de Mano Menezes também podem sair devido ao assédio de outros clubes. Os meio campistas Jhonny e Maurício são os primeiros da lista para possíveis vendas. O volante recebeu sondagens de clubes italianos e o Real Bétis da Espanha e aguarda propostas. Maurício por sua vez teve uma proposta de 10 milhões de euros do grupo que gere o Red Bull Bragantino, já rechaçada pelo Inter e também desperta o interesse dos italianos do Atalanta. O goleiro Keiller foi tentado pelo Vasco da Gama e o atacante Pedro Henrique teve proposta do São Paulo, entretanto tanto os dois jogadores já disseram que pretendem continuar no clube.
A única chegada no momento foi a de Mário Fernandes, entretanto o volante Lucas Romero já está com a situação encaminhada e nos próximos dias o Internacional deve anunciar sua contratação junto ao Independiente da Argentina. O volante vem pra suprir a abertura de meio campo, visto que com a saída de Edenílson e a previsão de Gabriel retornar aos gramados apenas na metade do ano, o setor ficou carente. Segundo o presidente Alessandro Barcellos, a ideia era de fazer contratações pontuais e manter a base da equipe. O presidente ainda tem o desafio de concretizar a compra de Wanderson e chegar a um acordo com o Shakhtar Donetsk para definir a permanência do zagueiro Vitão. O defensor tem seu contrato de empréstimo se encerrando no fim de junho e o desejo do Inter é manter o jogador que foi um dos melhores na sua posição no último campeonato nacional.
Lista dos jogadores que se reapresentaram nesta quarta:
Goleiros: Anthoni, Daniel, Emerson e Keiller
Laterais: Bustos, Mário Fernandes, Renê e Thauan Lara
Zagueiros: Felipe, Igor Gomes, Kaique, Mercado, Moledo e Vitão
Meio-campistas: Alan Patrick, De Pena, Estêvão, Gabriel, Johnny, Lucas Ramos, Matheus Dias, Mauricio e Taison.
Atacantes: Alemão, David, Lucca, Mikael, Pedro Henrique, Wanderson