Nesta segunda-feira (12), o presidente eleito Lula e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin foram diplomados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas, na prática, o que isso significa?Para a Justiça Eleitoral, a cerimônia de diplomação é uma etapa que marca, oficialmente, o fim do processo eleitoral.
Eleitos ou não, todos que concorreram às eleições precisam prestar contas da campanha à Justiça Eleitoral. Cabe ao TSE julgar uma por uma para atestar que o financiamento e o uso das verbas ocorreram dentro da legalidade.
No caso de Lula e Alckmin, os juízes eleitorais declararam, de forma unânime, a legalidade das contas na semana passada.
No inicio de seu discurso, Lula emociona-se e chora ao lembrar da sua primeira diplomação. “Quero agradecer ao povo pela honra de presidir pela terceira vez o Brasil. Na minha primeira diplomação, em 2002, lembrei da ousadia do povo em conceder para alguém tantas vezes questionado por não ter diploma universitário, o diploma de presidente da República”. diz o presidente eleito democraticamente.
Lula continuou enaltecendo o povo brasileiro: “O diploma que recebo hoje não é um diploma do Lula presidente. É um diploma do povo brasileiro que reconquistou o direito de viver na democracia nesse país.”

O presidente eleito democraticamente foi muito aplaudido por todos os presentes, e reafirmou em seu discurso, o compromisso com a democracia e os direitos sociais de cada cidadão brasileiro.
O presidente do STF Alexandre de Moaraes criticou os ataques às instituições por grupos antidemocraticos e reafairmou em seu discurso que houve uma eleição limpa e transparente. “O Poder Judiciario brasileiro manteve sua independencia e imparcialidade garantindo o respeito ao Estado de Direito e realizando eleições limpas, transparentes e seguras” disse o Ministro.

Na cerimônia, a Justiça Eleitoral reconheceu que Lula e Alckmin foram eleitos democraticamente pelo povo e estão com as contas em dia para a posse, no dia 1º de janeiro. Cada um recebeu um diploma assinado pelo presidente do TSE.