Justiça Eeleitoral reconta votos em Blumenau e Novo tem mais um vereador eleito

Foi realizado na manhã desta sexta-feira, 2, o reprocessamento da totalização dos votos da última eleição para vereador em Blumenau, em 2020, desconsiderando os votos dados aos candidatos do Republicanos, que teve a chapa impugnada. Após a recontagem dos votos, Diego Nasato, do Novo, se tornou vereador eleito, com 1.554 votos.

Conforme informações do portal O Municipío Blumenau, Diego agora herda a vaga do presidente da Câmara, Egídio Beckhauser (Republicanos), eleito com 2.733 votos. Na época, Egídio foi o quinto vereador de Blumenau mais votado na eleição de 2020. Contudo, o Partido Novo entrou com uma ação contra o Republicanos, por considerar que duas mulheres candidatas atuaram como laranjas para formar a chapa de vereadoras. A tese foi acatada pela Justiça Eleitoral catarinense, que assim determinou a anulação de todos os votos da legenda. O julgamento foi realizado em 9 de março deste ano.

Após a recontagem, ainda existe um prazo para exame do recálculo de três dias. Passado o período, a Justiça Eleitoral encaminha o resultado à Câmara que faz a substituição das cadeiras.

Entretanto, vale destacar que ainda será realizado o julgamento do mérito do processo contra o Republicanos no TSE. Essa será a última chance para Egídio recuperar o mandato.

spot_img

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img