As formas e recursos para tratar as doenças ou manter a qualidade de vida são diversas e antigas. Mesmo antes da medicina com base científica, pessoas recorriam a tratamentos naturais e tradições milenares para cuidar do corpo e da mente.
Ainda que uma série de terapias, tratamentos e medicamentos tenham sido estudados e desenvolvidos, as formas tradicionais ou naturais de lidar com a saúde não caíram em desuso.
Aliás, aliadas aos conhecimentos mais modernos, as medicinas natural e alternativa mantêm seu espaço entre a sociedade, evidenciando os benefícios de recorrer a ambas. Nesse cenário, está a quiropraxia.
A quiropraxia trata as disfunções da coluna. Você sente dores nessa região e quer mais informações sobre a prática?
O que é Quiropraxia?
A quiropraxia é uma abordagem que diagnostica, trata e previne condições de diversas regiões, como articulações, músculos, tendões, vértebras e nervos, considerando os impactos que podem ocorrer também no organismo como um todo.
Evitando ao máximo o uso de medicamentos e cirurgias, é sobretudo através do manuseio corporal do paciente que o profissional ajusta, alinha e estabiliza as estruturas anatômicas.
Trata-se de uma das terapias manuais mais utilizadas e que dá enfoque na manutenção e restauração da saúde, estabelecendo uma relação entre a estrutura (corpo) e a função (desempenho).
Mais especificamente, se os impulsos (função) que partem do sistema nervoso e passam pela coluna vertebral estão ocorrendo adequadamente até chegarem aos sistemas muscular e esquelético (estrutura).
Para a quiropraxia, ocorrem subluxações entre as vértebras — mínimos desalinhamentos da coluna que são muito pequenos para configurar um luxação — que podem gerar consequências neurofisiológicas, denominado complexo de subluxação vertebral.
Ou seja, aquela dor nas costas, assimetria corporal ou falta de flexibilidade podem ser resultado de pequenos desajustes vertebrais.
A quiropraxia, então, recorre ao manuseio corporal para ajustar ou tratar alterações relacionadas ao sistema nervoso, muscular ou vertebral — geralmente de forma interligada —, sem o uso de medicamentos e evitando, sempre que possível, os procedimentos cirúrgicos.
Mas vale ressaltar que os ajustes da coluna são apenas uma das ações do quiropraxista, pois o tratamento consiste no planejamento terapêutico englobando o organismo como um sistema complexo.
Para isso, o profissional também pode vincular exercícios focados, compressas, conselhos comportamentais (como mudanças na alimentação) e métodos para redução de estresse.
Apesar do foco do quiropraxista ser a coluna vertebral, todo o organismo pode ser tratado com a terapia.
Isso porque o manuseio vertebral e as demais indicações do profissional (como postura e exercícios) auxiliam na liberação dos nervos, promovendo resultados diversos, como melhorias nos sistemas respiratório e digestivo, por exemplo.
Em geral, a primeira coisa associada à sessão de quiropraxia são os estalos. Mas o objeto não é, necessariamente, fazer as articulações estalarem, sendo apenas uma consequência do ajuste vertebral.
- Quais os principais problemas tratados pela Quiropraxia?
Dores na coluna lombar, hérnia de disco, dor ciática, dores no pescoço, dores de cabeça, tensão muscular, restrições a movimentação e dores nas articulações do ombro, cotovelo, joelho, tornozelo e pé.
- Qual a causa desses problemas?
As atividades comuns do dia a dia, os movimentos repetitivos e posturas viciosas podem fazer com que as articulações do nosso corpo, principalmente da coluna vertebral, percam seu alinhamento ou movimento normal. Isto é chamado de disfunção articular ou complexo de subluxação vertebral. Com o tempo, estas alterações podem afetar as vértebras, músculos e a função do nervo que passa entre as vértebras, além de poder levar a alterações degenerativas como a osteoartrose, por exemplo.
- Qual a idade ideal para o tratamento?
Pessoas de todas as idades podem se beneficiar do tratamento com a Quiropraxia desde recém-nascido até pessoas de idade bastante avançada. O tratamento, entretanto, é adequado a cada paciente com o emprego de técnicas específicas para cada idade.
- Como é feito o tratamento?
O tratamento é feito com dois objetivos: corrigir e previnir problemas articulares. Tendo sido feito o diagnóstico, é definido um plano de tratamento apropriado a cada condição. Existem diversas técnicas que foram desenvolvidas para restaurar a movimentação articular. O ajustamento, quando indicado, é muito específico e indolor. Com isto, normalmente, observa-se uma diminuição importante da dor, relaxamento muscular, aumento da mobilidade e restauração da função articular. Técnicas específicas para o tratamento das alterações musculares, como Trigger Points (ou “pontos gatilhos”) podem ser empregadas.
- Quais são os riscos?
Como todo método terapêutico, os tratamentos realizados pelos quiropraxistas tem indicações e contra-indicações precisas. Quando realizados por profissionais qualificados os riscos são extremamente reduzidos. Ao procurar um quiropraxista certifique-se que ele/ela possua uma formação compatível com os padrões preconizados internacionalmente.
Quer saber mais sobre esse assunto? Então confira o próximo programa do TPM que vai ao ar nesta sexta feira, dia 12 de abril, às 19 horas, na Rádio Real. Estarei tirando essas e outras dúvidas com a quiropraxista Stephanie Steigleder. Acompanhe nosso programa ao vivo aqui pelo site ou nossa live no Facebook: facebook.com/radioreal