Nesta segunda-feira (14), a Polícia Civil de Santa Catarina prendeu em flagrante, oito pessoas que promoviam um encontro neonazista em São Pedro de Alcântara, na região da Grande Florianópolis (SC).
A operação foi realizada pela Delegacia de Repressão ao Racismo e a Delitos de Intolerância da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC), inicialmente com mandados de busca e apreensão, após informações recebidas através de policiais militares do município de Santo Amaro da Imperatriz.
O grupo foi autuado pelos crimes de associação criminosa e racismo, e um dos suspeitos também responderá por porte ilegal de arma de fogo por ter sido flagrado com munições. Na terça-feira (15), após audiência de custódia, a Justiça converteu as prisões em flagrante para preventivas.
No local, um sítio no município catarinense de 6 mil habitantes, os policiais encontraram indumentárias e material digital com referências ao nazismo. Tratava-se, segundo os investigadores, de um encontro anual de uma célula neonazista interestadual, com integrantes dos três estados do Sul – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná –, que também fariam parte de um grupo skinhead internacional.