spot_img

Mitos e verdades sobre clareamento dental que você precisa saber

Quem não deseja ostentar um sorriso perfeito e ter os dentes brancos nas redes sociais? Mania entre os famosos, o clareamento dental ganha cada vez mais adeptos, mas ainda gera muito assunto e polêmica.

A busca pelo sorriso perfeito aumenta cada vez mais a procura pelo clareamento dental nos consultórios odontológicos. Apesar de não existirem estatísticas sobre o assunto, os cirurgiões dentistas afirmam que atualmente os pacientes não priorizam apenas a saúde bucal, mas buscam também procedimentos estéticos para garantir, por exemplo, dentes alinhados e brancos.

Porém é necessário tomar alguns cuidados. Veja abaixo alguns mitos e verdades sobre esse tratamento:

Qualquer pessoa pode submeter-se ao tratamento.

VERDADE. O clareamento é indicado para quaisquer pessoas que queiram clarear os dentes, mas é contra indicado para as gestantes.

O clareamento estraga o esmalte dos dentes.

MENTIRA: Os produtos usados, independente da técnica, não causam nenhum dano à estrutura do dente mesmo porque eles apenas removem o pigmento corante que está no dente.

Escovar os dentes com bicarbonato de sódio ajuda a clarear os dentes.

EM PARTES: O bicarbonato pode até clarear, pois faz uma espécie de limpeza nos dentes. Mas não é indicado porque tem o efeito semelhante ao de uma lixa e, quando usado com frequência pode riscar o esmalte, retrair a gengiva e causar sensibilidade dentária.

Clareamento deixa os dentes sensíveis.

EM PARTES: Realmente alguns pacientes podem apresentar sensibilidade durante ou após o tratamento. Às vezes a penetração do peróxido (um agente ativo do gel clareador) no tecido da polpa causa sua inflamação (a polpa é conhecida como “nervo” do dente). Ou ainda pode ocorrer a desidratação do dente por conta da sua exposição a uma temperatura elevada durante um longo período (procedimento comum do clareamento).

Cremes dentais funcionam como clareadores.

MITO: Os cremes dentais branqueadores possuem muito pouca quantidade de agentes ativos do clareamento dental. Mas, por serem abrasivos, removem manchas externas e dão a impressão de dentes mais brancos.

Clareamento caseiro tem o mesmo resultado do que realizado no consultório

EM PARTES: Na minha opinião, o melhor método é o tratamento combinado, no qual o paciente recebe uma sessão de clareamento no consultório, sob o acompanhamento do cirurgião dentista. Paralelamente a isso, ele recebe uma moldeira pré-fabricada para fazer a aplicação caseira por duas horas de gel de peróxido de hidrogênio. Feito isso, após sete dias, retorna ao consultório quando será reavaliado para ver se há necessidade de repetir o procedimento.

Durante o clareamento é preciso precisa evitar certos alimentos?

VERDADE: Durante e logo após o clareamento, alimentos com excesso de corantes devem ser evitados, assim como cigarro, pois causam o escurecimento do dente em qualquer época.

Os dentes escurecem com o passar dos anos.

VERDADE: O efeito do clareamento dental tem duração variada, mas na maioria das vezes a cor “satisfatória” pode ficar de um a três anos. Pessoas com uma exposição alta a agentes cromogénicos como o café e chá, por exemplo, necessitam de um tratamento de reforço a cada seis meses. Para pessoas que tem uma exposição menor às substâncias que causam manchas, esses retoques são menos frequentes.

O método mais eficaz é o clareamento a laser.

MENTIRA: O clareamento a laser, ao contrário do caseiro, tende a clarear os dentes mais rapidamente, mas possui menor poder de penetração, ou seja, logo os dentes voltam à cor original.

O clareamento com carvão pode prejudicar a saúde do dente.

VERDADE: Esse método é prejudicial, pois o carvão pode riscar todo o esmalte do dente.

O clareamento altera as restaurações já existentes.

MENTIRA: Como a cor das restaurações não sofre a ação dos clareadores, podem ficar mais escuras do que os dentes clareados, causando desarmonia estética. Nesse caso o paciente precisa saber que talvez tenha de trocar ou retocar as restaurações antigas.

spot_img
- Conteúdo Pago -spot_img