Todo mundo tem uma amiga que tem o cabelo oleoso. Se você não tem, cuidado, você pode ser ela… heheheheh…
Você acorda, lava os cabelos, seca, se prepara para o dia e quando chega a hora do almoço já dá para ver aquela oleosidade começando a aparecer.
No final do dia, ela aumentou e no dia seguinte a forma e volume já estão comprometidos, e é bem capaz que o efeito “escorrido” seja a definição do visual.
Seja como for, é comum as mulheres procurarem formas de deixarem seu cabelo menos oleoso.
Como por exemplo: planejar a que hora exata do dia você deve lavar para ele continuar bonito durante a noite. Ou evitar encostar no cabelo e se esquivar quando os outros vão fazer um carinho. É passar tempo o suficiente na frente do espelho tentando entender se você usa um coque ou os outros vão reparar no seu cabelo oleoso.
Mas, deixa eu te contar um segredo: é como qualquer outra insegurança, sempre parece horrível na gente mas na verdade ninguém repara.
Cuidados com os cabelos oleoso
Existem alguns cuidados que ajudam a controlar a oleosidade do cabelo. Com algumas poucas mudanças de hábitos, você já poderá notar melhoras.
- Procure manter os cabelos sempre soltos, evitando o uso de boinas, lenços, toucas ou chapéus que possam impedir a ventilação do couro cabeludo.
- Não passe as mãos ou escove muito os cabelos. Evite também massagens no couro cabeludo. Esses são hábitos que estimulam a produção de óleo.
- Lave os cabelos diariamente: limpeza é fundamental.
- Use shampoos adstringentes, com pH neutro ou os específicos para cabelos oleosos. O ideal é alternar.
- Use shampoo antirresíduo ou esfoliante capilar uma vez por semana.
- Ao passar máscaras hidratantes, condicionadores e leave-in, passe sempre da metade da raiz até as pontas: jamais passe no couro cabeludo.
- Evite água quente, pois a alta temperatura resseca os cabelos e, por isso, estimula a produção de mais oleosidade.
O ideal é usar um produto que cuide da raiz ao fio de cabelo contribuindo na desobstrução de pequenas partículas de gordura acumuladas no folículo piloso, e que nutra adequadamente o bulbo capilar. A formulação dos shampoos deve proporcionar limpeza sem agressão à estrutura dos fios dos cabelos oleosos.
Causas da Oleosidade
A causa desse problema é de ordem genética, mas alterações hormonais e estresse podem agravar o problema. A oleosidade se dá pela produção de glândulas sebáceas que normalmente entram em hiperatividade por alguma disfunção endócrina ou até mesmo por um processo de atividade exacerbada por fatores genéticos.
Tratamento
Para se livrar desse incômodo constante e diário, o recomendado é procurar uma clínica especializada em tratamento capilar para que o terapeuta possa analisar o couro cabeludo. A oleosidade excessiva, quando genética, não tem cura: por isso é recomendado um tratamento para controlá-la.
No mundo da cosmética já existem shampoos e loções indicados especificamente para esse tipo de cabelo. Eles removem os resíduos sem ressecar tanto os fios. Shampoos anti-caspa também ajudam e, se o caso for grave, o dermatologista pode indicar também medicamentos via oral.
Cuidados que fazem a diferença
Na praia ou piscina
Para retirar o excesso de sal ou cloro dos cabelos, tome uma ducha de água doce sempre que mergulhar. Assim, você evita o ressecamento e o consequente aumento da oleosidade – que ocorre para compensar a agressão. Durante a exposição ao sol, use ainda um leave-in com FPS para impedir que os fios ressequem. Anote os bons nutrientes que o produto deve conter: ceramidas, manteiga de karité ou lanolina.
No chuveiro
Não deixe o cabelo em contato com a água por mais de três minutos seguidos ou retirará demais a oleosidade.
A atitude fará bem não apenas a você como ao meio ambiente. Use o xampu certo. Os de pH próximo ao do couro cabeludo (em torno de 5) mantêm o equilíbrio e diminuem a agressão aos fios.
Em casos severos, o mais indicado é buscar versões específicas para cabelo oleoso, com ácido salicílico, piritionato de zinco ou óleo de melaleuca. Quem tem fios mistos também precisa investir em produtos para esse tipo de cabelo, prevenindo o efeito rebote, que aumenta a oleosidade na raiz.
Mais uma dica para ambos: O cabelo pode ser lavado todos os dias desde que a limpeza seja bem-feita. Isso significa aplicar o xampu uma única vez, massageando o couro cabeludo, enxaguar bem e aplicar condicionador só nas pontas – evite a todo custo o contato com a raiz.
Na hora de secar
Use apenas o jato morno, mas seque bem as mechas. Os fungos, que podem levar ao aumento do sebo, gostam de ambientes úmidos.
Se deixar os fios molhados por muito tempo, o organismo entenderá que precisa de proteção, ou seja, mais óleo.
Na hora de secar
Use apenas o jato morno, mas seque bem as mechas. Os fungos, que podem levar ao aumento do sebo, gostam de ambientes úmidos.
Se deixar os fios molhados por muito tempo, o organismo entenderá que precisa de proteção, ou seja, mais óleo.