spot_img

350 pessoas desabrigadas ou desalojadas em SC

O ciclone extratropical que atingiu Estado de Santa Catarina, deixou 364 pessoas desabrigadas ou desalojadas, Joinville, no Norte de Santa Catarina, foi o que apresentou maior número. O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira pela Defesa Civil. Além de Joinville outras cidades também foram atingidas: Criciúma, Balneário Barra do Sul, Nova Veneza, Morro da Fumaça, Jaguaruna, Araranguá, São Francisco do Sul e Penha.

Conforme informações 83 pessoas ficaram desalojadas, sendo 60 casos registrados em Balneário Barra do Sul e 23 em Criciúma.

 

Defesa Civil Nacional alerta para alto risco de deslizamentos

A Defesa Civil Nacional alerta para o risco de deslizamentos no estado de Santa Catarina, no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul Catarinense. Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) é muito alta a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa.

São previstos acumulados de chuva expressivos, acima de 100 mm por dia, podendo atingir até 200 mm pelo mesmo período, somados, ainda, às fortes chuvas já acumuladas e à taxa de saturação do solo, que podem ser suficientes para aumentar consideravelmente a instabilidade das encostas.

Diante da previsão, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) já comunicou as defesas civis estaduais do risco e opera com equipes de plantão para acompanhar o registro de qualquer ocorrência significativa.

O coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, Tiago Molina Schnorr, pede para que a população fique atenta às informações oficiais e aos locais onde serão divulgados os alertas, além de adotar as medidas de autoproteção.

“Após o começo das chuvas, observe os sinais de movimento do terreno, como rachaduras no chão, árvores ou postes inclinados, desníveis ou fendas no terreno, levantamento de piso da residência ou barulhos vindos do chão. Qualquer indício desses pode ser sinal de que um deslizamento está perto de acontecer. Se observar qualquer um desses sinais, saia imediatamente de sua casa e avise a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e os moradores da região”, observou.

As chuva forte e o vento provocaram estragos em 51 municípios catarinense.  Canelinha e São Francisco do Sul decretaram situação de emergência e tiveram os pedidos homologados. Os municípios de Itapoá, Barra Velha, Balneário Barra do Sul, Criciúma e Araranguá também informaram situação de emergência.

Outras cidades também devem decretar, entre elas: Camboriú, Balneário Piçarras, Itajaí, Navegantes, Penha, Porto Belo e São João do Itaperiú.

 

spot_img
- Conteúdo Pago -spot_img