spot_img

A INCRÍVEL RESILIÊNCIA DO BRASILEIRO NA ATUAL INFLAÇÃO

Não há como deixar de notar a incrível perda de poder econômico que o cidadão vem vivendo, para a população em geral as compras diárias tem sido cada vez mais limitadas, os produtos básicos estão realmente mais caros, o consumidor tem apertado cada vez mais o orçamento. As compras em grandes mercados ou mesmo em comércios locais, chegam a dar medo, os produtos devem ser garimpados em busca de melhores preços, quando possível. Essa situação é reflexo da inflação dos preços, que não chegou a níveis apocalípticos, mas se tornam cada vez mais preocupantes. Para aqueles jovens há mais tempo, lembram bem como era acordar com produtos de um preço e no mesmo dia o valor vê-lo aumentando, tomara que aqueles dias não voltem. As origens são as de sempre, instabilidade econômica, desemprego e falta de investimentos estatal, nos últimos anos somado a isso temos a pandemia é uma guerra que mesmo distante afeta todos os países que dependem do comércio de insumos compartilhados de outras nações.  

A situação não poderia vir em pior momento, a polarização e histeria política que o Brasil vive, em nada contribui para uma previsão de melhora; por um lado, pessoas defendem avanços até então tímidos e pontuais para uma parcela da população, por outro, as críticas evidenciam problemas de anos, com uma pitada de “quanto pior melhor”, atendendo a interesses políticos e colocando ainda mais desconfiança econômica e descrença no cidadão. Infelizmente a disputa pelo poder tem estado acima de qualquer busca consensual para os problemas que afetam principalmente aqueles da base da pirâmide. 

Por mais que o leitor não se envolva em política, é preciso sempre lembrar, as decisões que afetam nossos dias e vidas, são tomadas por aqueles que se envolvem na política, logo ignorar o cenário político é ignorar a projeção de futuro. Achar que a situação mudará repentinamente é um erro infantil, ou mesmo depositar toda a sua crença e fé em uma pessoa, um salvador da pátria, é cometer erros e depositar sua confiança em algo falho ou corruptível, o cidadão deve ter fé e garantias no estado nas instituições e não no indivíduo. A mudança está em entender a necessidade de renovação total, os muitos conflitos existentes atualmente no cenário político, nos expõe uma triste realidade, aqueles que disputam o poder hoje, são os mesmos que tinham a solução de ontem (…), já passamos por alguns governos e não resolvemos o básico até o momento. 

O Brasil é imenso e possui várias realidades e culturas distintas a cada região, cada lugar tem suas peculiaridades e urgências, mas a situação econômica atingiu praticamente todos os brasileiros. O grande problema é que continuamos sendo administratos por pessoas que atendem interesses somente de seu seguimento, seja ele de matriz de Esquerda ou de Direita. A solução tem fórmula e é bem conhecida, mas é incrivelmente difícil de implantar – através do voto, a democracia tem por natureza a renovação e rotatividade, o que infelizmente não ocorre no Brasil de forma significativa –  isso se referindo principalmente ao parlamento. A renovação dos quadros políticos sempre foi a solução, não há como mudar o jogo usando as mesmas peças, e o brasileiro por descaso vêm alimentos antigos políticos o que não gera resultado positivo para a população.

A renovação pode estar nas alternativas menos tradicionais, que não sejam aquelas evidenciadas pela polarização ou propagandas elaboradas por marketing direcionado. As mudanças não são fáceis, mas necessárias quando não enxergamos alternativas além do “mais do mesmo”. Porque, precisamos de uma injeção de ânimo e voltar a circular nos corredores do supermercado com listas de compras e não com medo.

spot_img
Rodrigo S. de Souza
Rodrigo S. de Souzahttps://realnews.com.br/
Comentarista, Bel. Direito, Advogado, Sociólogo e Político.
- Conteúdo Pago -spot_img