O deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) foi indicado pelo seu partido para ser titular na CCJ da Câmara dos Deputados. Uma das principais funções da comissão é analisar as Propostas da Emenda Constitucional (PEC), deliberando sobre a constitucionalidade das medidas. Caso a comissão considere o texto inconstitucional ou injurídico, ele não segue para o Plenário da Câmara.
A presença de Daniel incomodou alguns parlamentares, como a Deputada Federal Tábata Amaral( PSB-SP ) que chamou de “escárnio” a indicação do colega.
Estamos instalando a CCJ e eis que, na minha frente, vejo Daniel Silveira. É ou não é um escárnio? Um deputado condenado por ameaçar a democracia como titular da comissão de CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA. Nosso Congresso e nossa política merecem muito mais! pic.twitter.com/X9E4VvJ0d7
— Tabata Amaral (@tabataamaralsp) April 27, 2022
Nesta quarta-feira, 27, Silveira também foi eleito, por unanimidade, como primeiro vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados. Aluísio Mendes (PSC-MA) foi o escolhido para presidir o colegiado, enquanto Junio Amaral (PSL-MG) foi eleito segundo o vice-presidente da comissão.