Vinícius de Lima Neves Brasília tira as dúvidas referentes ao termo hacker e hacking, confira o nosso artigo.
Uma definição de hacking comumente usada é o ato de comprometer dispositivos e redes digitais por meio de acesso não autorizado a uma conta ou sistema de computador. Hackear nem sempre é um ato malicioso, mas é mais comumente associado a atividades ilegais e roubo de dados por criminosos cibernéticos.
Hacking refere-se ao uso indevido de dispositivos como computadores, smartphones, tablets e redes para causar danos ou corromper sistemas, coletar informações sobre usuários, roubar dados e documentos ou interromper atividades relacionadas a dados.
Uma visão tradicional dos hackers é um programador solitário e desonesto que é altamente qualificado na codificação e modificação de software de computador e sistemas de hardware. Mas essa visão estreita não cobre a verdadeira natureza técnica do hacking.
Os hackers estão cada vez mais sofisticados, usando métodos de ataque furtivos projetados para passar completamente despercebidos por softwares de segurança cibernética e equipes de TI.
Eles também são altamente qualificados na criação de vetores de ataque que induzem os usuários a abrir anexos ou links maliciosos e entregar livremente seus dados pessoais confidenciais.
Vinícius de Lima Neves Brasília: História de Hacking/Hackers
O termo Hacking apareceu pela primeira vez como um termo na década de 1970, mas tornou-se mais popular na década seguinte. Um artigo em uma edição de 1980 da Psychology Today publicou a manchete “The Hacker Papers” em uma exploração da natureza viciante do uso do computador.
Dois anos depois, dois filmes, Tron e WarGames, foram lançados, nos quais os personagens principais começaram a invadir sistemas de computadores, o que introduziu o conceito de hacking para um público amplo e como um risco potencial à segurança nacional.
Com certeza, mais tarde naquele ano, um grupo de adolescentes invadiu os sistemas de computadores de grandes organizações como o Laboratório Nacional de Los Alamos, o Security Pacific Bank e o Sloan-Kettering Cancer Center.
Um artigo da Newsweek cobrindo o evento tornou-se o primeiro a usar a palavra “hacker” na luz negativa que agora tem.
Esse evento também levou o Congresso a aprovar vários projetos de lei sobre crimes de computador, mas isso não impediu o número de ataques de alto nível a sistemas corporativos e governamentais.
É claro que o conceito de hacking deslanchou com o lançamento da internet pública, o que levou a muito mais oportunidades e recompensas mais lucrativas para a atividade de hackers.
Isso fez com que as técnicas evoluíssem e aumentassem em sofisticação e deu origem a uma ampla gama de tipos de hackers.
Sobre o autor
Vinícius de Lima Neves se trata de um jovem empresário especialista no ramo de tecnologias. Por muito tempo Vinícius vem se dedicando na criação de conteúdo de qualidade para seus seguidores.