Após as assinaturas, em sua fala, Pascoal lembrou que a iniciativa de formalizar objetivos, pioneira entre as secretarias e que deve ser “copiada” pelas demais pastas, se inspira no sistema adotado por toda a Administração Municipal, previsto no Modelo de Governança e Gestão do Poder Legislativo, instituído em 2017, e que já recebeu diferentes prêmios pela metodologia adotada. “Com isso, a SME e as escolas estão definindo indicadores, metas, que permitem apontar um horizonte mais claro, permitem mostrar onde se quer chegar. Se a SME, que é a mantenedora de uma rede com 30 escolas, tem um conjunto de metas, é necessário que cada uma dessas unidades tenha bem definido o seu papel para que a Secretaria, no final, consiga também atingir seus objetivos”, destacou. “Estamos dando mais um passo no sentido de constituirmos, efetivamente, uma Rede Municipal de Educação não só no discurso, mas no dia a dia”, afirmou.
O prefeito também disse que todos precisam trabalhar para que não se estabeleçam diferenças gritantes entre cada uma das escolas, mas que todos tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem. “Os estudantes são diferentes, mas o resultado final que a gente quer é o mesmo. Por isso, a gente precisa ter clareza de onde a gente quer chegar”, comentou. Pascoal também elogiou todos que trabalharam pela construção dos 30 acordos de resultados, um desafio.
A secretária municipal de Educação ressaltou que as metas das escolas estão todas alinhadas com a meta da SME e foram construídas após a formação de gestores escolares realizada em fevereiro. “Com reuniões individuais com cada escola, nós elencamos ações para atingir nossos objetivos”, frisou. “Eu me sinto muito responsável com tudo isso e a SME, junto com vocês fica implicada, Hoje a gente formaliza esse acordo e vai trabalhar para que a gente possa atingir as metas”, disse. “As metas de vocês lá nas escolas são as nossas metas”, finalizou.