É triste, só isso que posso dizer sobre a situação da saúde em nosso municipio. Com tantas demandas a serem resolvidas nesta área, o Executivo Municipal gasta com shows desncessarios como Guri de Uruguaiana. Nada contra, é um artista e tem todo meu respeito. Jamais desmerecerei o trabalho de um, mas acredito que há outras prioridades no munícipio para se resolver.
Recebemos um triste relato de uma pessoa que está com seu familiar internado no HU e esta passando por um problema muito revoltante com a defasagem da saúde no municipio. Confira o relato do familiar:
“Olá Bom dia, tudo bem? Eu sou a Eliana, mulher do Luis Henrique Moreira. Eu já havia falado contigo referente a situação do meu marido. Ele continua aguardando pela cirurgia no quadril. Ele sofreu um acidente de carro no dia 22 de Janeiro, hoje faz 24 dias que está internado em Canoas, porque depois de muito sacrifício conseguimos a transferência dele de Montenegro pra Canoas, em Montenegro ele tbm já estava 21 dias internado lá. Ai então tinham marcado a cirurgia dele para sexta-feira, mas então vieram dizer que não ia sair por falta de material”
Ela continua o relato explicando toda situação no hospital:
“Após recebermos a triste notícia ontem sobre o cancelamento da cirurgia do Luis Moreira, por falta de material e falta de prótese, hoje o médico veio comunicar que não tem data para remarcar e também falou que é um caso gravíssimo, podendo ficar com sequelas como trombose, desgaste ou outra coisa.
Lamentável o Hospital Universitário da ULBRA, a falta de consideração e respeito, depois de termos conseguido quase UMA CENTENA de doares de sangue para a banca de Hospital, com pessoas deixando de ir trabalhar, se arriscando viajar mais de 500km para ir doar sangue, vindo de várias cidades do nosso estado e inclusive deixando de doar para os Hospitais de suas cidades locais que também precisam.
Luis está internado há semanas, necessitando urgentemente de cirurgia de bacia. Primeiro não faziam, pois diziam que não havia sangue. Conseguimos o sangue. Agora falta material e amanhã vai faltar o que? Sem previsão da cirurgia, Luis sofreu acidente em 22 de janeiro, completando hoje seu 41º dia deitado num cama sem poder conseguir se sentar quase, precisando de ajuda para se alimentar, tomar água e fazer suas necessidades.
Até quando o descaso com a saúde do povo trabalhador? Até quando?”
Este relato é de uma esposa, mãe de familia que como muitas outras passam por essa situação. Enquanto a administração municipal se preocupa com shows, e marketing de uma gestão inificiente, faltam materiais para realizar uma cirurgia, conforme relato da esposa que não teve problema algum em se identificar e autorizou a nossa publicação.
Um desabafo um tanto quanto emocionante e ela conclui dizendo:
“Realmente, não tem explicação o que estamos passando. Temos um filho pequeno e ele pede toda hora do papai, isso dói na gente”
Este é o fantástico mundo de Jairo, onde existe uma Canoas perfeita no marketing, quiçá, está mais para uma canoa afundando. O que era para voar, está em plena queda por falta de combustível.
Essa é a imagem do seu Luis quando ainda estava internado no hospital de Montenegro.
Agora vejam como está a perna dele:
Pessoas que vieram de varias lugares do Estado doar sangue
Enfim, esse é mais um dos relatos que não sai na midia por ai. Essas são imagens que não estão no jornal da prefeitura, são imagens que não constam no material publicitário do Executivo Municipal. Infelizmente a cidade do faz de conta está a todo vapor com historinhas pra boi dormir e o cidadão correndo risco de vida.
O espaço é democrático e aberto para todos. Procuramos a atual administração por meio do Escritorio de Comunicação para termos uma resposta e até o momento não nos foi dada.