Facebook, Instagram, WhatsApp – é comum que esses canais, criados para a interação pessoal, sejam utilizados no universo comercial como suporte de vendas de produtos.
A estratégia até rende bons resultados, porém, investir em uma plataforma de e-commerce é um passo que pode mudar totalmente a “cara” de uma empresa, profissionalizando o atendimento e fazendo-a crescer.
O Brasil é o 3° país onde mais se faz compras pela internet e conta com mais de 30 milhões de clientes que procuram por produtos dos mais diversos setores, como eletrodomésticos, informática e eletrônicos. A expectativa, é que este cenário resulte em um faturamento de mais de R$ 23 bilhões este ano, representando um crescimento de 25% a mais comparado a 2011.
Apesar disso, muitos empreendedores ainda têm dúvidas a respeito da criação de uma loja virtual. Outros, já estabelecidos em lojas físicas, têm receio de transferir o seu negócio para a internet.
O que é preciso entender é que o comportamento do consumidor mudou e continua mudando. Atualmente, muitos preferem a comodidade de fazer uma compra online do que se deslocar para comprar na loja física.
Além de poder comprar a qualquer horário e no lugar que preferir, a facilidade em pesquisar, em poucos cliques, preços e informações sobre os produtos têm atraído cada vez mais pessoas às lojas virtuais. Essa grande procura está convencendo os investidores a montar seus negócios como lojas virtuais, já que o mundo do comércio eletrônico está repleto de vantagens. Conheça algumas delas:
Baixo custo
Ao comparar os custos de uma loja física com os da loja virtual, é possível observar uma grande diferença. Em um endereço físico, o investidor terá que arcar com o aluguel, a contratação de funcionários, arquitetos e engenheiros, e outras contas adicionais para a construção do local de vendas. Já um site pode ser montado facilmente, e o custo de manutenção mensal ou anual de hospedagem e domínio é mais baixo.
Comércio 24 horas
Esta característica é uma das mais importantes para os consumidores e empreendedores. O e-commerce pode funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, sem parar, pois o sistema registra os pedidos mesmo quando não há uma equipe de plantão. Assim, os produtos são comercializados em uma demanda maior até nos feriados.
Alcance maior de clientes
A grande vantagem de um e-commerce é o seu alcance. Consumidores de diferentes cidades, estados e até países podem adquirir os produtos na sua loja online. Com um sistema de frete atrativo, é possível conquistar cada vez mais clientes e aumentar as conversões.
Divulgação
Atualmente, as redes sociais estão ligadas ao sucesso de várias empresas no Brasil e no mundo todo. Com o Facebook, o Twitter e o Instagram, é possível realizar divulgações massivas, com foco no seu público-alvo.