Em mais um avanço da parceria público-privada (PPP) da Corsan, a empresa Ambiental Metrosul assume de forma plena o sistema de coleta e tratamento de esgoto em nove municípios da Região Metropolitana. A transferência definitiva dos serviços foi oficializada na manhã desta terça-feira (1º) e abrange as cidades de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão.
A Ambiental Metrosul é uma das concessionárias da Aegea Saneamento, que venceu leilão realizado pela estatal gaúcha em 2019. Desde dezembro do ano passado, a operação vinha sendo feita de forma assistida, com os trabalhos sendo acompanhados pela Corsan.
Neste primeiro ano, a empresa prevê melhorias em redes de esgoto e em estações de tratamento e bombeamento. Também está prevista renovação do parque de hidrômetros, gerenciamento do plano de expansão da rede e acompanhamento das obras da Corsan.
Nos seis primeiros meses de operação, ainda junto à Corsan, as equipes da Ambiental Metrosul atenderam uma média diária de 270 chamados, com mais de 8,2 mil trabalhos de manutenção, reparo, limpeza e desobstrução. Também foram trocados 40,4 mil hidrômetros com avarias ou que estavam com validade vencida ou próxima de expirar. A previsão é de que 250 mil equipamentos sejam substituídos até o segundo semestre de 2022. O usuário segue fazendo contato com a Corsan, e o pagamento das contas também é feito à companhia.
Também foi apresentada nesta terça a nova estrutura do Centro de Controle Operacional, que permite monitorar em tempo real o funcionamento das mais de 120 estações de tratamento e bombeamento de esgoto. O objetivo da empresa é tornar ainda mais rápida a intervenção quando houver necessidade.



