Acabou o Campeonato Gaúcho e novamente o Internacional não conseguiu superar o rival na tarde desse domingo (23) na Arena e perdeu a chance de recuperar o título estadual. 1×1 e pela soma dos resultados o rival somou a quarta conquista seguida no Rio Grande do Sul.
Os ânimos colorados já foram testados logo na escalação, Miguel Ángel Ramírez anunciou o time com Victor Cuesta no banco e com o contestado Zé Gabriel no time titular.
O jogo começou com o Grêmio postado na marcação e com o Inter rodando abola sem conseguir penetrar na área adversária. Pela vantagem no confronto a equipe de Tiago Nunes apostava na velocidade de Ferreira para jogar no contragolpe. Aos 15 minutos ocorre o primeiro susto, após o um escanteio Diego Souza cabeceia e acha Geromel sozinho na área que chuta cruzado para fora. Somente aos 29 minutos o Inter conseguiu finalizar com Palacios chutando forte de fora da área passando perto da baliza de Brenno. Aos 38 minutos após uma briga, o juiz Leandro Vuaden manda Yuri Alberto e Rafinha para o chuveiro mais cedo. Com mais espaço o Inter se lança ao ataque com mais intensidade e fica mais exposto atrás. Era o que o Grêmio precisava para encaixar um contra-ataque e em bola tocada por Diego Souza, Ferreira bate rasteiro para abrir o placar nos acréscimos da primeira etapa. 1×0 e vantagem gremista ampliada.
Ramírez voltou para segunda etapa sem modificações no time. Com a vantagem do placar o Grêmio se postou atrás e aguardou o Inter avançar. Ramírez aos 13 minutos promoveu a primeira troca, tirou Edenílson e mandou Guerrero para o campo. Quando eram jogados os 22 minutos uma dose de ânimo foi dada aos colorados. Em uma bola cruzada de esquerda na cobrança de falta, Moisés acha Rodrigo Dourado na área que cabeceia no canto de Brenno para empatar o clássico. Após o gol, Ramírez coloca Caio Vidal e Praxedes nas vagas de Rodinei e Moisés. Aos 29 minutos em falta perigosa Guerrero bate na barreira e na volta ele mesmo finaliza por cima do gol. Dois minutos mais tarde Palacios arrisca de fora e Brenno faz boa defesa. O Internacional seguia atrás da virada que levaria para os pênaltis e com isso ficava com a defesa aberta. Em uma dessas oportunidades o Grêmio quase ampliou. Vanderson recebe de Ferreira e bate forte no travessão de Lomba aos 37 minutos. Lucar Ramos e Léo Borges ainda entram em campo pelo lado colorado em busca do segundo gol. Em contragolpes o Grêmio seguis perdendo chances, Ferreira aos 40 e 46 minutos perdeu gols em lances parecidos onde apareceu cara a cara com Marcelo Lomba. Já nos acréscimos Ricardinho perde um gol incrível embaixo das traves após Pepê cruzar a bola para a área colorada. Após um princípio de confusão nos bancos de reserva ficou claro que não havia mais tempo para nada. Eram 52 minutos quando Vuaden apitou e declarou que o empate seria o resultado final. Inter mais uma vez fica com o vice-campeonato.
Não haverá muito tempo para lamentos, quarta-feira (26) a equipe colorada volta a campo para confirmar a liderança do grupo B da Libertadores da América diante dos bolivianos do Always Ready.
GRÊMIO 1 x 1 INTERNACIONAL
Data: 23/05/2021 (domingo)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Leandro Vuaden
Auxiliares: Rafael Alves e Mauricio Penna
VAR: Anderson da Silveira Farias
Cartões amarelos: Diogo Barbosa, Thiago Santos, Bruno Cortez (GRE); Rodrigo Dourado, Rodinei, Lucas Ribeiro, Edenilson (INT);
Cartões vermelhos: Yuri Alberto, Guerrero (INT); Rafinha (GRE);
Gols: Ferreira, do Grêmio, aos 52 minutos do primeiro tempo; Rodrigo Dourado, do Inter, aos 21 minutos do segundo tempo
GRÊMIO: Brenno; Rafinha, Ruan, Geromel e Diogo Barbosa (Cortez); Thiago Santos, Maicon (Vanderson), Matheus Henrique (Lucas Silva), Léo Pereira (Pepê) e Ferreira; Diego Souza Técnico: Tiago Nunes
INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Rodinei (Praxedes), Lucas Ribeiro, Zé Gabriel e Moisés (Caio Vidal); Dourado, Edenilson (Guerrero) e Nonato (Léo Borges); Yuri Alberto, Galhardo e Palacios (Lucas Ramos). Técnico: Miguel Ángel Ramírez