Na noite deste sábado (8) no Beira Rio o Internacional reverteu a vantagem do Juventude, aplicou uma goleada de 4×1 e agora aguarda Grêmio ou Caxias na decisão do Campeonato Gaúcho de 2021.
O jogo começou como terminou o primeiro confronto da semana passada na Montanha dos Vinhedos, o Inter tentando penetrar na área adversária e o Juventude fechado aguardando o contra-ataque e devido a vantagem conquistada em Bento Gonçalves o time de Marquinhos Santos entrou bem mais cauteloso. O time de Miguel Ángel Ramírez chegou a ter uma sequência de escanteios que apesar de levarem certo perigo, não resultaram na abertura do placar.
As coisas começaram a mudar para o colorado quando aos 31 minutos Palacios em uma jogada pela ponta direita fica caído em uma disputa de bola, o ponteiro ainda tenta voltar, mas não resiste e dá lugar a Yuri Alberto. Em um escanteio para o Juventude, a defesa colorada corta e Galhardo puxa um contra-ataque rápido pegando a equipe caxiense mal postada e sem sobra. O artilheiro colorado serve Yuri que com o gol vazio estufa o barbante de Marcelo Carné. Inter 1×0 aos 42 minutos. 3 minutos depois o Juventude erra uma saída de bola e Edenílson cruza para Maurício na pequena área tocar para as redes. A primeira etapa acaba com o colorado vencendo por 2×0.
O segundo tempo começou com o Juventude assustando a defesa vermelha. Logo no primeiro minuto em bola perdida no meio por Praxedes, Capixaba lança Matheus Peixoto na área que só não empata porque Dourado dá um bote perfeito evitando o gol adversário. 5 minutos mais tarde em bola rebatida, Capixaba arrisca de fora e Marcelo Lomba com a ponta dos dedos coloca para corner.
Em outro contra-ataque Thiago Galhardo em posição legal lança Yuri que é atingido por Marcelo Carné dentro da área. O juiz Daniel Nobre Bins vai ao VAR e assinala penalidade aos 16 minutos. Edenílson bate alto no canto esquerdo de Carné que estático só ouve a bola estufar as redes. Era o 3×0 e a tranquilidade que Ramírez queria.
Após o terceiro gol, talvez já pensando no próximo confronto pela Libertadores fora de casa, o treinador colorado tira Galhardo e Maurício promovendo a entrada de Caio Vidal e Marcos Guilherme. Porém aos 21 minutos Cuesta dá um carrinho irresponsável em Paulo Henrique dentro da área e Bins marca o penal para a equipe da Serra. Matheus Peixoto bate forte e rasteiro na esquerda sem chance para Lomba. O Juventude seguia tentando pressionar e o Inter contava com a velocidade nos contragolpes. Para tentar segurar o ímpeto alviverde, Ramírez coloca Nonato e Lindoso nas vagas de Edenílson e Praxedes. Surtiu efeito, logo após as trocas Nonato acha Caio Vidal na área, o atacante chuta para bela defesa de Carné, na sobra Rodinei cabeceia para fechar o placar no Beira Rio. 4×1 e classificação encaminhada. Ainda havia tempo para mais um susto, aos 41 minutos em bola mal atrasada por Lindoso, Matheus Peixoto aparece sozinho na frente do gol, o atacante bate fraco nas mãos de Marcelo Lomba.
O Internacional vira a chave para na próxima terça (11) enfrentar o Deportivo Táchira pela Libertadores. A equipe terá que viajar até a Venezuela para o confronto e somente após essa partida começa a se preocupar com a primeira batalha da decisão do Gauchão que ocorre no próximo fim de semana.
INTERNACIONAL 4 X 1 JUVENTUDE
Internacional: Marcelo Lomba; Rodinei, Zé Gabriel, Víctor Cuesta e Moisés; Rodrigo Dourado, Edenilson (Lindoso) e Praxedes (Nonato); Palacios (Yuri), Thiago Galhardo (Caio Vidal) e Mauricio (Marcos Guilherme). Técnico: Miguel Ángel Ramírez
Juventude: Marcelo Carné; Paulo Henrique, Vitor Mendes, Rafael Forster e Alyson; João Paulo (Nicolas), Castilho (Bochecha) e Wescley (Matheus Jesus); Capixaba (Matheuzinho), Matheus Peixoto (Elton) e Marcos Vinicios. Técnico: Marquinhos Santos