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Foca Comunicação: um instituto de pesquisa pra chamar de seu (mas depende de quem você é)

Uma das coisas mais importantes em uma corrida eleitoral são as pesquisas de intenção de voto. Nos acostumamos a acompanhar a disputa através dos resultados divulgados por institutos em todo o país e aprendemos a confiar nestas empresas. Porém, 2020 não para de nos surpreender.

A última novidade do ano pandêmico é a criação de um instituto de pesquisa para ser usado como ferramenta de propaganda eleitoral. Lançado há pouco mais de um ano em Porto Alegre, o Clube da Opinião parece ser uma empresa destinada a resolver os problemas de quem precisa parecer bem no páreo. Opa! Clube da Opinião? Mas o título da matéria fala de outra empresa! Sim, também nos confundimos.

A Foca Comunicação – que se apresenta como Clube da Opinião de acordo com o job da vez – encabeça a lista de empresas com mais impugnações de pesquisas registradas junto a Justiça Eleitoral. Até o momento, são duas em Porto Alegre e duas no Vale dos Sinos – São Leopoldo e Novo Hamburgo.

Os “erros” na análise dos dados e na formulação das perguntas são apontados pelos juízes eleitorais como a principal motivação para as decisões proibindo a veiculação das pesquisas, mas não para por aí. Há uma certa predileção a direcionar o eleitor a votar em candidatos alinhados ao presidente Jair Bolsonaro. Os questionários chegam ao cúmulo de induzir as pessoas com perguntas sobre a importância de um prefeito estar alinhado ao governo federal.

Seria engraçado se não fosse triste, mas essa é nossa realidade.

Pesquisando um pouco, é possível ver que a Foca Comunicação possui relação estreita com o partido Republicanos. Seus candidatos sempre aparecem primeiro nas opções de resposta e uma de suas sócias possui relação estreita com João Derly, candidato à prefeitura de Porto Alegre pelo partido, fazendo campanha abertamente nas redes sociais para o ex-Rede e ex-PCdoB – afinal de contas, é natural a migração do comunismo aos valores cristãos e à família tradicional brasileira.

No caso de Novo Hamburgo, fica escancarada a armação. Na pressa de tentar bombar a campanha de Rodrigo Zucco, candidato do Republicanos no município, a Foca Comunicação (ou seria Clube da Opinião?) esqueceu de mudar o nome do arquivo publicado no site do TSE. Eis então que todos puderam ver o registro da pesquisa cujo nome do arquivo anexado era “Questionário Novo Hamburgo Zucco 2” (grafia corrigida por nós).

Agora pense: quem você acha que estaria em primeiro nessa pesquisa?

 

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