A Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Divisão de Investigação Criminal de Laguna/SC (DIC), deflagrou, nessa sexta-feira 14/02, a Operação “El Patron”, com o objetivo de realizar a prisão de um dos maiores fornecedores de cocaína e maconha do oeste do Estado do Paraná.
As investigações policiais, por parte da Polícia Civil Catarinense, se iniciaram após a apreensão de 370 kg de maconha, que se deu no dia 19 de agosto de 2019, no município de Imbituba/SC, após policiais civis da referida comarca tomarem conhecimento do ingresso ilegal da mencionada carga na referida cidade.
À época da apreensão, policiais civis da 18ª Delegacia Regional de Polícia realizaram monitoramento ininterrupto por quase 08 (oito) horas, em um dos acessos da cidade, quando então flagraram o veículo alvo das denúncias, e, após regular abordagem, localizaram e apreenderam os 370 kg de maconha. Decorrência dessa ação policial, um casal foi preso em flagrante delito pelo crime de Tráfico de Drogas.
Em ação criminal que tramitou na Vara Criminal da Comarca de Imbituba/SC, o referido casal já restou condenado a 08 (oito) e 09 (nove) anos de reclusão pelo Poder Judiciário local.
Em continuidade investigativa, à apuração do fornecedor daquela referida carga, policiais da Divisão de Investigação Criminal de Laguna (DIC) descobriram que o material foi encaminhado por um dos maiores fornecedores de maconha e cocaína de Francisco Beltrão/PR, oeste do estado do Paraná. Ainda, que referido investigado era responsável pela distribuição/ fornecimento e entrega de elevadas quantidades de droga para todo o Brasil. Apuraram, também, que o fornecedor da carga apreendida se encontrava associado a outros 04 (quatro) indivíduos, que possuíam a específica função de preparar e enviar toneladas de droga para outros Estados da Federação. Todos já se encontram presos.
A Operação Policial, denominada de “El Patron”, faz alusão ao vasto poderio econômico do investigado, que, no decorrer de anos, aumentou exponencialmente seus bens, inclusive comprando veículos de luxo, lanchas, sítios e demais chácaras no oeste do Paraná, tudo por conta dos lucros obtidos com a prática criminosa.
“Com a prisão de hoje, deu-se encerramento à presente investigação, que apurou e desmantelou uma célula organizacional voltada exclusivamente aos crimes aqui apurados. Gostaríamos de agradecer a participação na mencionada Operação, aos Policiais Civis da DIC de Laguna (PCSC), da DIC de São Lourenço do Oeste (PCSC), da Delegacia de Polícia Civil de Francisco Beltrão (PCPR) e do DENARC (PCPR), pelo apoio fundamental”, destaca Bruno P. Fernandes, Delegado de Polícia, titula da DIC Laguna e coordenador da Operação Policial.