Alunos de escola municipal de Canoas participam de ação sobre meio ambiente e reciclagem

Estudantes do 1º ao 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Assis Brasil, no bairro Mato Grande, participaram nesta terça-feira (21) de uma atividade voltada à educação ambiental. A ação foi realizada pela Estação Ambiental da Braskem em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e utilizou atividades interativas para abordar temas relacionados à preservação da natureza, biodiversidade, reciclagem e consumo consciente.

A programação foi planejada para aproximar os alunos de questões ambientais por meio de experiências sensoriais e exposições educativas. As atividades foram divididas em dois eixos principais, permitindo que os estudantes conhecessem diferentes aspectos relacionados à preservação do meio ambiente.

No primeiro tema, chamado “Natureza e seres vivos”, os alunos tiveram contato com exemplares de animais taxidermizados, utilizados como recurso educativo para apresentar diferentes espécies e estimular o conhecimento sobre a biodiversidade.

O segundo eixo, “Consumo e pós-consumo responsável”, abordou assuntos como a separação adequada dos resíduos, os processos de reciclagem, a cadeia produtiva do plástico e a destinação correta dos materiais após o consumo.

A técnica em meio ambiente da Braskem, Samara Maia Campos, explicou que a iniciativa busca levar informações sobre reciclagem e estimular hábitos sustentáveis desde os primeiros anos de formação.

“O nosso objetivo é sempre levar a questão da reciclagem, da importância da separação dos resíduos, porque em muitos lugares as pessoas ainda não sabem como funciona a reciclagem e quais materiais podem ou não ser reciclados. Estamos buscando levar esse conhecimento para todos os locais”, afirmou.

A coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Educação, Luana Galdina da Fontoura Vieira, destacou que atividades desenvolvidas em parceria com instituições podem ampliar os conhecimentos trabalhados nas escolas e contribuir para a formação dos estudantes.

“Essa parceria que temos entre a Braskem, a Secretaria Municipal de Educação e as nossas escolas traz mais conhecimento para nossos estudantes, mais conhecimento sobre o meio ambiente e também sobre como preservá-lo. É uma parceria maravilhosa e um projeto que nossos estudantes adoram”, destacou.

A iniciativa reforça o trabalho de educação ambiental no ambiente escolar ao apresentar, de maneira prática e acessível, conceitos relacionados à preservação da natureza e ao consumo responsável. A proposta é estimular os estudantes a refletirem sobre os impactos das escolhas cotidianas e sobre a importância da destinação correta dos resíduos.

Foto: Vinícius Medeiros

Publicidade

spot_img
spot_img
Leilane Beck
Leilane Beckhttp://realnews.com.br
Entre a ficção e a realidade, meu compromisso é traduzir o tempo em palavras com sensibilidade, crítica e verdade.

Publicidade

- Conteúdo Pago -spot_img

Publicidade