Agora Tem Especialista vai garantir mais de 1,6 mil procedimentos e reduzir filas de espera em diversas especialidades
O Hospital Universitário (HU) de Canoas iniciou nesta sexta-feira (6) as atividades do programa federal Agora Tem Especialista, que vai ampliar o acesso da população a atendimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa prevê a realização de mais de 1,6 mil cirurgias no hospital, contribuindo diretamente para a diminuição das filas de espera e para a agilização dos atendimentos.
A expansão ocorre por meio de parceria com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e contempla especialidades com grande demanda reprimida, como cirurgia geral, vascular, dermatológica, urológica, oftalmológica e ginecológica. No primeiro dia de funcionamento do programa no HU, foram realizados cinco procedimentos cirúrgicos.
O ato que marcou o início das atividades contou com a presença do prefeito de Canoas, Airton Souza, da secretária municipal de Saúde, Ana Boll, do CEO da Associação Saúde em Movimento (ASM), gestora do HU, Cláudio Vitti, da superintendente da ASM, Tatiani Pacheco, e do presidente do GHC, Gilberto Barrichello.
Para o prefeito Airton Souza, o início do programa simboliza um avanço significativo na área da saúde. “É um momento que nos emociona por dar atenção a uma demanda reprimida e que beneficiará não apenas os canoenses, mas toda a população atendida pelo HU e que vem de outras cidades também. Hoje simboliza o começo de novos tempos para todas as pessoas que buscam socorro no nosso hospital, um novo tempo para a saúde e para todos aqueles que seguem nas filas à espera por procedimento”, destacou.
Segundo o presidente do GHC, Gilberto Barrichello, o HU de Canoas foi o primeiro hospital da região Sul a iniciar a segunda modalidade do programa. “Este programa tem objetivo de diminuir o tempo de espera em consultas especializadas, cirurgias eletivas, exames e tratamento. Serão mais de 4 mil cirurgias que vão ser feitas nos próximos três a quatro meses por esse programa do Governo Federal, somando todas as cidades participantes no Rio Grande do Sul”, afirmou.
A secretária municipal de Saúde, Ana Boll, ressaltou que a adesão ao programa amplia a capacidade operacional do hospital. “Com a entrada de mais especialistas, o HU amplia sua capacidade para atender pacientes de cirurgias eletivas que aguardavam por disponibilidade de bloco cirúrgico e equipe médica. Além de todas as frentes que o hospital já atende, como internações, centro obstétrico e UTIs, agora passará a ofertar ainda mais procedimentos, em parceria direta com o Ministério da Saúde”, explicou.
De acordo com a superintendente da ASM, Tatiani Pacheco, os primeiros atendimentos do programa no HU envolveram enxertos de pele e pequenas cirurgias dermatológicas. “Começamos o programa Agora Tem Especialista com foco na redução das filas. Inicialmente, vamos atender munícipes de Canoas que aguardavam há muito tempo por procedimentos de média e baixa complexidade”, afirmou.
Tatiani ainda destacou que o programa prevê diferentes etapas. “Estamos na modalidade dois, com prazo de 180 dias para realizar 1.637 procedimentos. A intenção da Associação Saúde em Movimento é executar essas cirurgias o mais rapidamente possível, para que possamos nos habilitar a novas rodadas do programa”, completou.
Foto: Vinícius Medeiros



