Reconhecimento estadual marca o Dia da Visibilidade Trans e destaca trajetórias de luta, representatividade e direitos humanos
No Dia da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, três pessoas trans de Gravataí foram homenageadas com o Troféu Visibilidade Trans 2026 Marcelly Malta, concedido pela Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. A cerimônia ocorreu na noite de quinta-feira (29), no Teatro Túlio Piva, em Porto Alegre.
A iniciativa do Governo do Estado tem como objetivo promover a igualdade, o respeito e o enfrentamento à transfobia, reconhecendo trajetórias que se destacaram ao longo de 2025. Ao todo, 44 pessoas trans receberam o troféu, selecionadas por meio de enquetes com indicações realizadas por entidades ligadas à pauta trans.
Representando Gravataí, foram homenageadas Maria Brum Ferreira, Mãe Cris e Ajeff Ghenes, nomes indicados por organizações da causa e escolhidos por votação, em reconhecimento à atuação, visibilidade e contribuição social.
A secretária da Mulher e Direitos Humanos de Gravataí, Analu Sônego, ressaltou a importância simbólica e prática da homenagem. “Este momento nos convida a refletir sobre a importância da igualdade para todas as pessoas. Como representante da Secretaria da Mulher e Direitos Humanos de Gravataí, reafirmo nosso compromisso com uma sociedade mais justa, baseada no diálogo, na empatia e no respeito às diferenças”, afirmou.
A terceira edição do Troféu Visibilidade Trans leva o nome de Marcelly Malta, ativista travesti, presidente da Associação Igualdade-RS e vice-presidente da Rede Trans Brasil. Reconhecida como uma das principais referências na luta pelos direitos LGBTQIA+ no Rio Grande do Sul e no país, Marcelly teve sua trajetória eternizada nos troféus como forma de homenagem e valorização de seu legado.
Para mais informações sobre os serviços oferecidos pela Assessoria de Políticas Públicas LGBTQIA+ de Gravataí, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (51) 3600-7187.
Foto: Liniker Fraga



