spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nova Roma do Sul vive o clima da vindima com a realização da 15ª La Prima Vendemmia e programação turística que inicia neste final de semana

Evento marca retomada histórica após pandemia e enchente, com programação cultural, turística e shows gratuitos

 

A 15ª La Prima Vendemmia inicia em Nova Roma do Sul na sexta-feira, 30 de janeiro, reunindo moradores e visitantes em uma programação que se estende por dois finais de semana, nos dias 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro; e 6, 7 e 8 de fevereiro. A Festa celebra a colheita das primeiras uvas e transforma a cidade da Serra Gaúcha em um grande palco de celebração da cultura, da agricultura e da convivência comunitária.

Retomada histórica depois da pandemia e da enchente que levou a ponte

A Festa é preparada pela comunidade de Nova Roma do Sul para todo o Rio Grande do Sul. Esta edição marca uma retomada histórica que celebra 30 anos abrindo a vindima na Serra Gaúcha. Após enfrentar o hiato imposto pela pandemia e os desafios extremos da enchente de 2023, que culminou na queda da histórica ponte de ferro, a Festa ressurge fortalecida pelo mesmo espírito comunitário que ergueu a nova Ponte Nossa Senhora de Caravaggio.

Roberto Panazzolo, Prefeito de Nova Roma do Sul, explica: “Após seis anos, o município se prepara para retomar a realização de sua maior e mais tradicional Festa. Mais do que um evento festivo, a retomada da celebração representa um reencontro com a nossa história, com a nossa identidade cultural e com os valores que moldam a nossa comunidade”.

Construída com o esforço coletivo de Nova Roma do Sul, essa obra tornou-se o maior símbolo da resiliência e da união de uma comunidade que transforma adversidades em celebração.

La Prima Vendemmia inicia com lançamento de livro e show do Tchê Chaleira

A abertura oficial do evento ocorre no Complexo Municipal de Esporte e Lazer, na sexta-feira, 30 de janeiro, às 19h30. O Complexo é o espaço central que concentra a festa, as atrações culturais e os shows musicais, todos com entrada gratuita.

Às 20h30, será realizado o lançamento do livro Ponte de Ferro: a saga da reconstrução, uma obra que registra os desafios enfrentados pela comunidade, representada pela Associação Amigos de Nova Roma.

Show de Tchê Chaleira, às 21h30, encerra a noite com muita animação

Com 28 anos de história, a banda tem sucessos emplacados como “Tô Bebendo Demais” e agora trabalha a música “Tiro de batom”, que já é destaque no YouTube, com 3 milhões de views.

Ao longo dos seis dias de programação, a 15ª La Prima Vendemmia reúne jogos coloniais, feira de expositores, gastronomia típica, passeios turísticos pelo interior, o tradicional filó cênico e uma agenda diversificada de apresentações artísticas e musicais, todas com entrada gratuita.

Atrações culturais e shows gratuitos animam as comunidades

Na sexta-feira, 30 de janeiro, o público confere o show de Tchê Chaleira, às 21h30. No sábado, 31 de janeiro, sobem ao palco Amigos de São Vicente, às 18h30, Le Farfalle, às 20h, e o tradicional show baile italiano com o Grupo Girotondo, às 22h30. O domingo, 1º de fevereiro, conta com apresentações de Aconchego Serrano, às 17h, e Sandro e Cícero, às 20h30.

A Festa retorna na sexta-feira, 6 de fevereiro, com a apresentação da Invernada Artística do CTG Aconchego Gaúcho, às 19h, seguida pelos shows de Campo e Gaita, às 20h, e Vitor Henrique e Gabriel, às 22h. No sábado, 7 de fevereiro, a programação musical segue com Le Farfalle, às 20h, e com o Grupo Girotondo, às 22h30. O encerramento ocorre no domingo, 8 de fevereiro, com apresentações da Banda Ultra Duo, às 14h30, Nacional Trio, às 17h, Brilha Som, às 20h, e Lilo Lorandi, às 22h.

.Foto: Divulgação 

spot_img
Peter Jaques
Peter Jaqueshttp://realnews.com.br
Peter Jaques é jornalista e criador de conteúdo apaixonado por contar histórias autênticas — do jornalismo esportivo à cobertura musical independente. Já atuou como repórter na Real News, acompanhando de perto as emoções do Sport Club Internacional, e também deu voz à cena alternativa em projetos como Preto No Metal e Motim Underground. Formado em Jornalismo pela UNIFRAN, une reportagem, locução e produção digital para criar conteúdos que informam, conectam e emocionam. Entre o campo e os palcos, sua escrita se destaca pelo olhar crítico e pela capacidade de envolver o público, sempre valorizando a experiência humana por trás de cada história.
- Conteúdo Pago -spot_img