O ecossistema Oracle no Brasil atingiu um ponto de inflexão no qual empresas com as estratégias e parceiros certos podem dar vida a casos de uso transformadores de IA por meio de tecnologias e serviços da Oracle, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia focada em IA.
O relatório ISG Provider Lens® Oracle Cloud and Technology Ecosystem 2025 para o Brasil revela que as empresas do país estão começando a colher os benefícios da IA e da nuvem graças aos avanços tecnológicos,àcrescente maturidade das organizações e aos fornecedores que compreendem a transformação digital. No Brasil e em todo o mundo, os principais avanços tecnológicos estão sendo alcançados por empresas que conseguem utilizar modelos de linguagem avançados para extrair valor dos dados rapidamente, mantendo o controle, a segurança e a conformidade.
“O sucesso na atual revolução tecnológica significa alcançar resultados tangíveis em menos de 12 meses”, disse Bill Huber, sócio de Transformação Digital e Otimização de Custos da ISG. “O ecossistema da Oracle ajudou empresas brasileiras a migrarem de experimentos com IA para implementações em produção que melhoram a produtividade, a qualidade das decisões e a experiência do cliente.”
A crescente presença da Oracle no país ajudou a posicionar o Brasil como um polo regional de inovação, segundo o relatório. A empresa estabeleceu data centers da Oracle Cloud Infrastructure (OCI) em São Paulo e Vinhedo, e lançou serviços de IoT e o Oracle Database@Google Cloud, que permite às empresas implantar serviços de banco de dados Oracle em data centers do Google Cloud. Em 2025, a Oracle inaugurou um Oracle Innovation Lab em São Paulo, onde empresas, parceiros e instituições acadêmicas podem desenvolver e validar soluções baseadas em IA.
O ecossistema Oracle brasileiro possui uma comunidade técnica qualificada e uma grande base instalada de plataformas como ERP e Human Capital Management (HCM), o que tem contribuído para a implementação de IA, afirma a ISG. Um exemplo de sucesso de IA baseada em tecnologia Oracle no Brasil é uma solução para diagnóstico de infecções bacterianas desenvolvida pela startup Biofy. O sistema utiliza sequenciamento genético e busca por vetores para identificar bactérias, incluindo mutações emergentes, em questão de horas, em vez de dias. Isso permite que médicos prescrevam antibióticos mais rapidamente e contribui para o desenvolvimento mais ágil de novos antibióticos com o auxílio de IA.
As empresas brasileiras que buscam parcerias bem-sucedidas em IA com fornecedores do ecossistema Oracle devem apresentar requisitos técnicos detalhados e critérios mensuráveis, exigir compromissos de nível de serviço que vão além da disponibilidade tradicional do sistema e negociar contratos que garantam a portabilidade da tecnologia para evitar a dependência de um único fornecedor, afirma o relatório. Os projetos-piloto devem ter escopo e duração limitados, com metas de melhoria claras e acordadas previamente.
“A oportunidade de transformar as operações empresariais e avançar significativamente nos objetivos de negócios por meio da IA exige ações rápidas e estratégicas”, disse Cristiane Tarricone, autora principal do relatório. “O ecossistema da Oracle no Brasil está ajudando as empresas a aproveitar esse potencial.”
O relatório também examina outras tendências no ecossistema Oracle brasileiro, incluindo o rápido crescimento do consumo de unidades de processamento gráfico (GPUs) e a demanda por FinOps e outros serviços gerenciados.
Para obter mais informações sobre os desafios relevantes para as empresas Oracle no Brasil, juntamente com as recomendações da ISG para superá-los, consulte o briefing ISG Provider Lens® Focal Points aqui.
O relatório ISG Provider Lens® Oracle Cloud and Technology Ecosystem 2025 para o Brasil avalia as capacidades de 32 fornecedores em três quadrantes: Professional Services, Managed Services e OCI Solutions and Capabilities.
O relatório nomeia Accenture, Deloitte, EBS-IT, Ninecon, V8.Tech e Wipro como líderes em todos os três quadrantes. KPMG, Lanlink, Peloton e SkyOne são citadas como líderes em dois quadrantes cada. G&P, Kyndryl e PwC são nomeadas como líderes em um quadrante cada.
Além disso, EdgeUOL, Peloton e Service IT foram nomeadas como Rising Stars — empresas com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro”, segundo a definição da ISG — em um quadrante cada.
Versões personalizadas do relatório estão disponíveis em Ninecon e V8.Tech.
Na área de experiência do cliente, a Cognizant foi nomeada a ISG CX Star Performer global de 2025 entre os fornecedores de serviços Oracle. A empresa obteve as maiores pontuações de satisfação do cliente na pesquisa Voice of the Customer da ISG, que faz parte do programa ISG Star of Excellence™, o principal reconhecimento de qualidade para o setor de tecnologia e serviços empresariais.
O relatório ISG Provider Lens® Oracle Cloud and Technology Ecosystem 2025 para o Brasil está disponível para assinantes ou para compra única nesta página.
Sobre o ISG Provider Lens® Research
A série de pesquisas ISG Provider Lens® Quadrant é a única avaliação de fornecedores de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica, orientada por dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global da ISG. As empresas encontrarão uma riqueza de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros de sourcing apropriados, enquanto os consultores da ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes empresariais da ISG. A pesquisa atualmente cobre fornecedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos EUA, Canadá, México, Brasil, Reino Unido, França, Benelux, Alemanha, Suíça, países nórdicos, Austrália e Cingapura/Malásia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre a pesquisa ISG Provider Lens™, visite esta página da web.
Sobre a ISG
A ISG (Nasdaq: III) é uma empresa global de consultoria e pesquisa tecnológica centrada em IA. Uma parceira confiável para mais de 900 clientes, incluindo 75 das 100 maiores empresas do mundo, a ISG é uma líder de longa data em tecnologia e serviços empresariais que agora está na vanguarda da alavancagem da IA para ajudar organizações a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa, fundada em 2006, é conhecida por seus dados de mercado proprietários, conhecimento profundo dos ecossistemas de fornecedores e a expertise de seus 1.600 profissionais em todo o mundo trabalhando juntos para ajudar os clientes a maximizar o valor de seus investimentos em tecnologia.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20260121692070/pt/
Contato:
Press Contacts:
Laura Hupprich, ISG
+1 203-517-3100
Thábata Mondoni, Mondoni Press para ISG
Mobile: +55 11 98671 5652
Fonte: BUSINESS WIRE



