Valor de R$ 9,6 milhões será aplicado na reforma do Museu Agostinho Martha e na construção do novo quartel da Guarda Municipal
A Prefeitura de Gravataí assinou, nesta segunda-feira (19), o contrato de venda do prédio que abrigava a antiga sede da RGE, localizado no Centro do município. O valor arrecadado com a alienação do imóvel será integralmente investido em obras públicas estratégicas, com destaque para a revitalização do Museu Agostinho Martha e a construção do novo quartel da Guarda Municipal.
O prefeito Luiz Zaffalon ressaltou que a iniciativa faz parte de uma política de gestão patrimonial voltada ao aproveitamento mais eficiente dos imóveis públicos. “Esses recursos são provenientes de prédios pouco ou inutilizados pelo município e que serão revertidos em melhorias para a cidade. Isso representa avanços para toda a cidade, a exemplo daquilo que estamos realizando em toda Gravataí”, afirmou. O prefeito também destacou que o município possui mais de mil imóveis com potencial para melhor utilização e geração de investimentos.
Localizado na Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, nº 741, o imóvel foi vendido à empresa Rafael Martins & Cia Ltda. pelo valor de R$ 9.675.000,00. Esta foi a primeira alienação realizada por meio do Invest Gravataí Imóveis, portal de venda de imóveis públicos lançado pela prefeitura no final de 2025. A plataforma reúne terrenos e prédios disponíveis para investimento no município, com mais de 50 imóveis já cadastrados, acessíveis a pessoas físicas ou jurídicas que atendam aos critérios de habilitação.
O secretário municipal da Fazenda, Planejamento e Orçamento, Davi Keller Severgnini, destacou a receptividade do mercado desde o lançamento da iniciativa. “Estamos registrando alta procura nos imóveis desde que o portal foi lançado. O Invest Imóveis foi pensado exatamente com esse objetivo: alienar locais subutilizados e transformá-los em espaços mais modernos, além de garantir recursos para obras e melhorias importantes para a cidade”, explicou.
Adquirente do imóvel, o empresário gravataiense Rafael Martins enfatizou o potencial econômico e social do investimento. “Ficamos felizes por viver em Gravataí e poder contribuir para o avanço da cidade. Essa é uma troca valiosa e que acreditamos ser muito benéfica para a qualificação da Guarda Municipal e para a cultura da cidade”, destacou.
Conforme o planejamento da prefeitura, o novo quartel da Guarda Municipal será instalado no prédio onde funcionava o antigo Pronto Atendimento 24h (PAM 24h), nas proximidades da Avenida Brasil. Já o Museu Agostinho Martha, localizado na Rua Nossa Senhora dos Anjos, nº 541, no Centro, passará por obras de restauração e revitalização, reforçando a valorização da memória e da cultura local.
Foto: Gabriel Muniz



