spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Curso de panificação inicia nova turma para mulheres em Canoas

Qualificação gratuita promovida pela Secretaria de Assistência Social e CUFA fortalece geração de renda e autonomia feminina

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Canoas, em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), realizou nesta quarta-feira (7) a primeira aula de 2026 do curso gratuito de Panificação voltado às mulheres canoenses. A qualificação ocorreu no Restaurante Popular, localizado na Avenida Boqueirão, 2781, no bairro Estância Velha, e contou com a participação de cerca de 40 alunas.

A iniciativa tem como objetivo ampliar oportunidades de qualificação profissional, promovendo autonomia, geração de renda e inserção no mercado de trabalho. O curso oferece aulas práticas de padaria e confeitaria, permitindo que as participantes aprimorem habilidades, empreendam ou busquem novas oportunidades profissionais.

Para Juliana Oliveira, de 25 anos, a capacitação representa novas possibilidades. “É uma oportunidade de empreender e de produzir um alimento mais saudável. Como mãe atípica e mãe solo, esse aprendizado me permite oferecer uma alimentação de qualidade para o meu filho e pensar em novas possibilidades de renda”, relatou.

O secretário municipal de Assistência Social, Márcio Freitas, destacou o compromisso do município em fomentar a qualificação profissional. “Queremos dar continuidade a esse trabalho que tem oportunizado a tantas pessoas mais acesso ao mercado de trabalho e geração de renda. Essa é apenas a primeira turma de 2026”, afirmou.

Moradora do bairro Estância Velha, Sônia Beatriz Duarte também celebrou a oportunidade. “Sempre quis fazer esse curso, mas não tive oportunidade porque era pago. Agora estou aproveitando para aperfeiçoar o que sempre gostei de fazer: tortas, bolos e pães”, contou.

Já Andreia da Silva Nunes ressaltou a importância da qualificação para sua vida financeira. “Espero que essa formação, além de me dar experiência, mude um pouco a minha vida na questão financeira. Me aposentei muito cedo e sempre quis fazer um curso de padaria. Vou colocar em prática meu plano de fazer bolos e tortas em casa para vender”, disse a aposentada.

 

 

Foto: Vinícius Medeiros 

spot_img
Peter Jaques
Peter Jaqueshttp://realnews.com.br
Peter Jaques é jornalista e criador de conteúdo apaixonado por contar histórias autênticas — do jornalismo esportivo à cobertura musical independente. Já atuou como repórter na Real News, acompanhando de perto as emoções do Sport Club Internacional, e também deu voz à cena alternativa em projetos como Preto No Metal e Motim Underground. Formado em Jornalismo pela UNIFRAN, une reportagem, locução e produção digital para criar conteúdos que informam, conectam e emocionam. Entre o campo e os palcos, sua escrita se destaca pelo olhar crítico e pela capacidade de envolver o público, sempre valorizando a experiência humana por trás de cada história.
- Conteúdo Pago -spot_img