Workshop na Casa das Startups foca na estruturação de projetos competitivos e uso de Inteligência Artificial para acessar editais públicos e privados
Fortalecendo sua posição como polo tecnológico na Região Metropolitana, Gravataí sediou, nesta quarta-feira (17), a segunda edição do workshop “Captação de Recursos para a Inovação”. O evento, realizado no Hub de Inovação – Casa das Startups, teve como objetivo central qualificar tecnicamente projetos locais para que se tornem mais competitivos em editais de fomento.
A iniciativa é fruto de uma articulação entre a Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict) e a Secretaria de Parcerias Estratégicas, Projetos e Captação de Recursos (SMPPC). O encontro contou ainda com o suporte técnico do programa estadual Inova RS, da FaperGS e do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcet).
Expertise e tecnologia na elaboração de projetos
A condução dos trabalhos foi feita por Alexandre Zigunovas Jr., especialista com duas décadas de atuação no setor. Durante o treinamento, os participantes — que incluíram desde fundadores de startups e empresários até pesquisadores e gestores públicos — aprenderam técnicas avançadas de planejamento e redação de propostas.
Um dos diferenciais desta edição foi a abordagem prática sobre o uso da inteligência artificial como ferramenta de auxílio na estruturação de projetos inovadores, otimizando o processo de busca por recursos financeiros.
Fomento ao ecossistema local
Para a secretária municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, Selma Fraga, a capacitação é um pilar para transformar o cenário econômico da cidade.
“A captação de recursos é uma etapa essencial para que projetos inovadores saiam do papel e gerem impacto real na vida das pessoas. Estamos preparando Gravataí para que empreendedores, startups, pesquisadores e gestores tenham as ferramentas necessárias para acessar editais, construir parcerias e atrair investimentos para a cidade”, declarou Selma.
Desenvolvimento Sustentável
O workshop faz parte de uma agenda estratégica da SMICT para consolidar o Programa Startup Gravataí. Ao profissionalizar a forma como as ideias são apresentadas ao mercado e aos órgãos de fomento, o município busca criar um ambiente favorável ao desenvolvimento inteligente e sustentável, conectando o poder público, a academia e o setor produtivo.
A ação reafirma o compromisso de Gravataí em ser uma “cidade inteligente”, onde a inovação é vista como motor de transformação social e econômica.
Foto: Divulgação



