Obra produzida com recursos da Lei Aldir Blanc integra memória local, pesquisa e linguagem acessível para aproximar estudantes da história do município
A Casa de Cultura de Gravataí recebeu, na sexta-feira, 28, representantes das escolas da Rede Municipal de Ensino para a entrega oficial dos exemplares do livro Gravataí Histórica. A obra foi realizada com recursos da Lei Federal 14.399/2022 — Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) — por meio de edital público da Prefeitura de Gravataí, via Secretaria Municipal de Cultura (SMC).
No início do encontro, o organizador da obra, Lucas de Oliveira Gonçalves, apresentou o propósito do projeto. Segundo ele, o livro “nasce como uma ponte entre a história da cidade e o olhar das novas gerações”, convidando estudantes a olhar Gravataí para além da rotina cotidiana.
Resultado de pesquisas, textos, fotografias e ilustrações originais produzidas pelo autor, com contribuições de Sarah Wavginiak e Tayane Pereira Silveira, a obra compõe um mosaico sensível e documental sobre o município — um retrato que combina rigor histórico, narrativa acessível e cuidado estético.
Para o secretário-adjunto de Cultura, Giulliano Pacheco, materiais como este têm papel fundamental na formação identitária das crianças e adolescentes da rede.
“Quando a história chega aos estudantes de forma viva, ela se transforma em pertencimento. Cultura e educação caminham melhor juntas”, afirmou.
A entrega dos exemplares ocorreu na própria Casa de Cultura, local simbólico por promover encontros entre memória, arte e aprendizado. A escritora e coordenadora do espaço, Ângela Xavier, celebrou o momento e destacou o poder transformador da leitura:
“Um livro é sempre uma porta aberta. Ele conduz, provoca, desperta. Ver um trabalho como Gravataí Histórica chegar às escolas é garantir que mais jovens tenham acesso a essas portas, e possam atravessá-las com curiosidade e encantamento.”
Com os livros agora oficialmente distribuídos, Gravataí Histórica passa a integrar o cotidiano das escolas da rede municipal, ampliando o acesso à memória local e estimulando estudantes a reconhecer, no passado da cidade, diálogos que reverberam no presente. Uma obra que ilumina histórias e inspira novos olhares sobre Gravataí.
Foto: Divulgação



