Serviço, em parceria com o governo do Estado, oferecerá cuidados, atividades e apoio diário às famílias, fortalecendo a rede de assistência à população idosa
Foi assinada nesta segunda-feira, 1º, a ordem de início para a construção do Centro Dia para Pessoa Idosa de Gravataí. Realizada em parceria com o governo do Estado, a iniciativa tem o objetivo de promover autonomia, inclusão social e qualidade de vida para a população idosa do município. Localizada ao lado do Cras Moradas, no bairro Morada do Vale I, a estrutura tem prazo de conclusão de até 12 meses.
“A implantação do Centro Dia é mais uma demonstração do avanço da rede de assistência social em Gravataí e que terá grandes impactos para a população idosa. Um espaço acolhedor para aqueles que precisam de apoio e cuidados especializados”, destacou o prefeito Luiz Zaffalon.
O Centro Dia atende pessoas idosas durante o dia, oferecendo cuidados especializados, atividades recreativas e de lazer, refeições e socialização. O serviço busca prevenir isolamento, abandono e situações de vulnerabilidade, ao mesmo tempo em que apoia famílias que precisam de auxílio diário, mas desejam manter o idoso em seu convívio ao final do dia.
“Gravataí tem sido parceiro do governo estadual em obras que visam qualificar a vida do cidadão. Estamos com o olhar atento à população idosa, que tem crescido cada vez mais, então é fundamental estarmos preparados e fortalecermos as políticas públicas para esse público”, afirmou o secretário municipal da Família, Cidadania e Assistência Social, Leandro Ferreira.
O investimento total supera R$ 1,3 milhão, sendo R$ 950 mil repassados pelo governo do Estado e o restante custeado pela prefeitura. A execução da obra será feita pela empresa Upper Engenharia Ltda.
“Em breve, teremos mais um importante serviço de apoio à população idosa de Gravataí, ampliando o atendimento e promovendo os direitos desse grupo com locais de proteção e cuidado. A parceria com o governo do Estado tem trazido melhorias significativas para a cidade”, destacou o deputado estadual Dimas Costa, lembrando entregas como a ERS-118 e o Tudo Fácil.
A assinatura da ordem de início contou com a presença de secretários municipais, do presidente da Fundação de Proteção Especial do RS, Jones Martins, dos vereadores Paulinho da Farmácia e Anna Beatriz, além de representantes dos conselhos municipais e profissionais da rede de assistência social.
Foto: Gabriel Muniz



