Ação conduzida pela Casa Lilás reforçou conceitos da Lei Maria da Penha, sinais de alerta e atitudes para prevenir a violência entre adolescentes
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alberto Pasqualini promoveu, nesta segunda-feira, 25, uma palestra alusiva ao Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. A atividade foi conduzida pela psicóloga da Casa Lilás, Vitória Campos, que dialogou com os estudantes por meio de rodas de conversa.
Durante o encontro, foram apresentados os diferentes tipos de violência, o funcionamento da Lei Maria da Penha e exemplos de atitudes cotidianas que reproduzem machismo e podem evoluir para situações de agressão. Os alunos também produziram materiais de conscientização relacionados ao tema.
A secretária da Mulher e Direitos Humanos (SMDH), Analu Sônego, destacou o papel da pasta na prevenção.
“Trabalhar esse tema é fundamental para que os alunos reflitam e construamos, juntos, ações de combate à violência. A SMDH reforça a importância de campanhas preventivas e atividades como a realizada na Alberto Pasqualini”, afirmou.
Vitória trouxe exemplos de gestos corriqueiros que, apesar de naturalizados socialmente, são formas de violência simbólica. De acordo com a Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, 3,7 milhões de brasileiras sofreram violência doméstica ou familiar em 2025 — grande parte dos casos começou com pequenas atitudes que deveriam ser encaradas como sinais de alerta.
Conforme a secretaria, o projeto deve percorrer outras escolas da rede municipal nas próximas semanas. Também estiveram presentes o assessor de políticas públicas LGBTQIA+, Liniker Fraga, e a assessora de políticas públicas para a pessoa idosa, Evanilda Klein.
Denúncias
Gravataí oferece acolhimento às vítimas de violência doméstica por meio da Rede Lilás, que reúne apoio psicológico, social e jurídico.
Denúncias podem ser feitas pelo 180 (Central de Atendimento à Mulher); na Casa Lilás (Rua Heitor de Jesus, 232) ou de forma online no portal da Delegacia de Polícia Online da Mulher: https://www.delegaciaonline.rs.gov.br/dol/#!/delegaciadamulher/main.
Foto: Divulgação



